Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

G1

Mais de 20 mil procedimentos para a saúde da mulher foram realizados em 2020, diz Semusa


Compartilhe:

Publicado por

em


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nos oito primeiros meses de 2020 foram ofertados 3.608 contraceptivos orais, 8.204 injetáveis e 3.746 DIU. Pré-Natal e Planejamento Familiar estão entre as ações mais procuradas. Na manhã de terça-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou o relatório das ações de promoção à saúde da mulher realizadas em Porto Velho, neste ano. Segundo a pasta, no primeiro e no segundo quadrimestre de 2020 foram realizados mais de 20 mil procedimentos, sendo ofertados 3.608 contraceptivos orais, 8.204 injetáveis e 3.746 DIU.
Foram ofertados mais de 3 mil DIU em Porto Velho
Reprodução/Ministério da Saúde
As ações são desenvolvidas pela Semusa, através do Departamento de Atenção Básica (DAB), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM) e Centro Integrado Materno Infantil (CIMI).
Planejamento Familiar
Nas USB são oferecidos contraceptivos como Dispositivo Intra Uterino (DIU), anticoncepcionais orais e injetáveis, além de camisinhas femininas e masculinas.
No Baixo Madeira, o profissional médico da unidade de saúde de Nazaré recebeu capacitação para atuar na inserção de DIU, evitando que mulheres se desloquem para Porto Velho em busca do serviço.
Foram executados dois mutirões para inserção de DIU na capital, em parceria com o Departamento de Média e Alta Complexidade (Dmac), e também nos distritos de São Carlos, Nazaré e Calama, com 183 mulheres contempladas.
Mais de 20 mil ações de saúda da mulher foram realizadas em Porto Velho em 2020, diz Semusa
Reprodução/Semusa
Pré-Natal
Somando primeiro e segundo quadrimestre de 2020, a Semusa realizou, em suas Unidades de Saúde, 4.538 procedimentos de pré-natal para as gestantes.
Prevenção
Como parte das ações de prevenção e combate às doenças, foram realizadas campanhas de combate ao câncer de mama e colo do útero. As UBS’s intensificaram o trabalho de consultas médicas e enfermagem para avaliação de mamas, coleta de exame preventivo do câncer do colo do útero e realização de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis, hepatite B e C.
Veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: