Conectado por

Rondônia, terça, 23 de abril de 2024.

G1

Jovem diagnosticada com câncer na adolescência interpreta ‘Bela’ em ensaio fotográfico em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em


Fernanda Almeida descobriu que estava com câncer há três anos. Ela diz que a força para continuar lutando vem da filha Nataly Sofia, de três anos. Jovem diagnosticada com câncer após gestação interpreta ‘Bela’ em ensaio fotográfico em Porto Velho
Lenildo Nery/arquivo pessoal
Entre sessões de quimioterapia e repouso, Maria Fernanda Almeida de 19 anos, foi surpreendida por uma amiga com um presente diferente: um ensaio fotográfico com o tema “A Bela e a Fera”. As fotos foram tiradas na escadaria da Universidade Federal de Rondônia (Unir) no Centro de Porto Velho.
Em um ano atípico como 2020 uma amiga de Fernanda, em um gesto de amor, buscou colocar um pouco da magia Disney na vida da jovem que luta contra o câncer Rabdomiossarcoma. Fernanda diz ter vivido um sonho quando recebeu o presente.
Uma das idealizadoras do tema para o ensaio fotográfico, Kenuy Kaiowa, explica o motivo da escolha do tema.
“Pensei na Fernanda como Bela, pela força. E a Fera seria a doença”, explica.
Jovem diagnosticada com câncer após gestação interpreta ‘Bela’ em ensaio fotográfico em Porto Velho
Lenildo Nery/ arquivo pessoal
A Fera, foi interpretada por Amin Aquino, que diz ter se emocionado durante todo o ensaio.
“Por vários momentos durante as fotos ela [Fernanda] me olhava com os olhinhos cheios de lágrimas e querendo chorar e eu, engasgado, também estava muito emocionado. Mas valeu muito a pena, porque ela ficou muito feliz e esse é o objetivo”, diz Amin.
Jovem diagnosticada com câncer após gestação interpreta ‘Bela’ em ensaio fotográfico em Porto Velho
Lenildo Nery / arquivo pessoal
Há três anos, no início da gestação, Fernanda percebeu um caroço em uma de suas pernas. Fato que segundo ela, foi relatado aos médicos durante todo o pré-natal.
“Eles [médicos] nunca falaram que seria algo sério. Fui até o fim da minha gestão e tive minha bebê de forma natural. Na sala do parto eu disse novamente aos médicos, mas eles me falavam que não era nada”, relata.
Cerca de três meses após o nascimento da filha, Fernanda lembra que o caroço na perna começou a crescer e ela passou a ter episódios de febre. Momento em que procurou novamente ajuda, mas não teve êxito no diagnóstico.
“Uma amiga da minha tinha tido câncer e ela desconfiava que era isso. Fomos em vários hospitais competentes. Mas só em 2018, quando um médico passou por aqui em Candeias do Jamari, foi quando recebi a informação que se não tratasse poderia passar a usar uma bolsa de colostomia. Em cinco de maio do mesmo ano, fui diagnosticada com câncer. Iniciei o tratamento na oncopediatria”.
As sessões de quimioterapia são rotina desde então. Fernanda diz que agora o câncer está espalhado pelo pescoço e pernas.
Dado início ao tratamento, foram muitas as vezes que Fernanda diz ter pensando em desistir, mas a pequena Nataly Sofia de três anos, é a fonte da força para continuar o tratamento.
“Eu tenho forças para lutar. Primeiramente minha força vem de Deus, depois da minha filha. Eu não posso desistir. Mesmo que muitas das vezes a gente fique fraco, mas todas as noites minhas forças são renovadas”.
Jovem diagnosticada com câncer após gestação interpreta ‘Bela’ em ensaio fotográfico em Porto Velho
Fernanda Almeida/ reprodução Instagram
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), Rabdomiossarcoma é um tumor maligno e os principais locais acometidos são cabeça e pescoço, sistema urinário e extremidades.
Ao G1, o hematologista Paulo Cézar destaca que o Rabdomiossarcoma é mais comum em crianças e adolescentes e que só pode ser curado com cirurgia e quimioterapia. É uma doença grave.
Fotos foram feita nas escadarias da Unir em Porto Velho
Lenido Nery/ Arquivo Pessoal
VÍDEOS: mais recentes do G1 Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: