Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

G1

Famílias de Porto Velho serão acompanhadas por 18 meses em pesquisa sobre a incidência da Covid


Compartilhe:

Publicado por

em


Pesquisa é nacional e amostra em Porto Velho será de 320 pessoas, segundo o Governo do Estado. Participação é voluntária e Famílias serão acompanhadas por instituto
Leopoldo Silva/Agência Senado
Uma pesquisa do Instituto Butantan para acompanhamento e análise das infecções da Covid-19 no Brasil terá participantes de Rondônia. Conforme o Governo do Estado, 320 moradores de Porto Velho serão acompanhados por 18 meses.
A ação, que tem a parceria do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia (Cepem) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vai monitorar 3,2 mil pessoas em todo o país com o objetivo de traçar um diagnóstico do comportamento do vírus na população local.
Os pesquisadores pretendem avaliar, dentre outras coisas, frequência de casos assintomáticos, capacidade de transmissão do vírus dentro da família, comportamentos de risco, fontes de infecção e tempo de positividade de exames sorológicos.
A escolha das famílias participantes está acontecendo por sorteio para buscar a maior representatividade da população. As casas selecionadas recebem uma visita da equipe da pesquisa para esclarecimentos e adesão ao projeto.
Os voluntários receberão visitas mensais do Cepem. Técnicos de enfermagem e enfermeiros vão coletar dados, amostras de sangue e utilizar testes rápidos da Covid-19. Os casos suspeitos serão encaminhados para diagnóstico de RT-PCR, que é um exame mais preciso de detecção do vírus. As informações individuais das pessoas avaliadas serão mantidas em sigilo.
Com a inclusão dos participantes, a cada três meses serão emitidos relatórios pelo Instituto Butantan para que os dados sejam usados no controle da Covid.
A ideia do Instituto é que as informações auxiliem profissionais de saúde e pesquisadores e órgãos de vigilância em ações futuras.
Veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: