Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

G1

Trecho da avenida Lauro Sodré recebe 1ª ciclorrota de Porto Velho; veja onde estão ciclovias e ciclofaixas da cidade


Compartilhe:

Publicado por

em


Nova área para bikes tem cerca de 2,3 quilômetros de extensão. Confira horários de funcionamento. Sinalização horizontal e vertical de ciclorrota na avenida Lauro Sodré, em Porto Velho
Beatriz Galvão/G1
Um trecho da Avenida Lauro Sodré, localizado na Zona Oeste de Porto Velho, recebeu nesta semana a primeira ciclorrota da cidade. A instalação faz parte do projeto “Complexo Cicloviário” da prefeitura da capital.
Com cerca de 2,3 quilômetros de extensão em cada um dos sentidos da avenida, a ciclorrota é uma proposta de proteção permanente aos ciclistas. Ela tem horários determinados para o uso exclusivo de bicicletas: das 5h às 8h e das 18h às 22h, durante a semana. E das 5h às 10h e das 16h às 22h aos finais de semana e feriados.
Pedalar traz benefícios para a saúde, para a sociedade e para o meio ambiente
De acordo com o assessor técnico de sinalização da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), João Luiz, a ciclorrota é mais uma proposta dentro da mobilidade urbana. Ela funciona como uma via sinalizada e compartilhada que indica uma rota segura às bikes. Seu objetivo não é ligar um ponto ao outro, mas garantir a prioridade e segurança do ciclista durante aquele trajeto.
“Os ciclistas agora têm a sua área delimitada para uso. A ciclorrota se caracteriza por horários determinados para uso dos ciclistas. São horários específicos, então a gente pede atenção tanto aos condutores quanto aos ciclistas para essas determinações que são baseadas no Código de Trânsito Brasileiro”, falou João Luiz.
Horários de funcionamento da ciclorrota de Porto Velho
Beatriz Galvão/G1
Embora sejam áreas de tráfego sinalizadas feitas para o uso de bikes, há diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota. É preciso se atentar aos conceitos para que sejam respeitados e seguidos conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Ciclovia: É o espaço separado e exclusivo para o uso contínuo do ciclista, podendo ter sentido unidirecional (seguindo o sentido da via), ou bidirecional (com duplo sentido de circulação). Em Porto Velho, a ciclovia pode ser encontrada em uma via na calçada do Espaço Alternativo. Ela oferece mais segurança para o ciclista, já que mantém o distanciamento físico do tráfego de veículos.
Ciclofaixa: Como o nome já diz, é uma faixa na própria rua ou avenida que limita o espaço destinado aos ciclistas do trânsito em geral. Na capital, ela é encontrada nas ruas e retornos em frente ao Aeroporto Jorge Teixeira.
Ciclorrota: É a rota sinalizada que indica o trajeto mais seguro para quem anda de bike. Localizada na Avenida Lauro Sodré, esta ciclorrota é a primeira implantada em Porto Velho.
Travessia: Além dos demais espaços de circulação de bicicletas, o trajeto funciona como local de travessia em que o motorista deve dar preferência ao ciclista. Na capital, ela é sinalizada por uma faixa vermelha pintada na rua e está localizada na área entre o espaço alternativo e o aeroporto.
Área para bikes no Espaço Alternativo de Porto Velho
Beatriz Galvão/G1
Complexo Cicloviário
A nova instalação faz parte do projeto “Complexo Cicloviário” da prefeitura da capital, que já conta com a ciclofaixa do aeroporto e a ciclovia do Espaço Alternativo.
“Isso é só o início do nosso complexo que vai se estender, fazendo a ligação do espaço alternativo até o parque da cidade e posterior até o skate park”, explicou o assessor técnico de sinalização da Semtran.
Além da implantação desses espaços de circulação de ciclismo, o Complexo Cicloviário também trouxe mudanças para vias que já existiam na cidade. Para quem sai da Zona Leste rumo ao Centro de Porto Velho, pode ter percebido que a Avenida Raimundo Cantuária perdeu a ciclofaixa que tinha há anos. Segundo João Luiz, essa retirada faz parte do projeto.
“Os projetos estão em trâmites internos ainda. Virão novas ciclovias para fazer a ligação em vários pontos chaves da cidade de Porto Velho, trazendo a segurança para o ciclista e também para os condutores que terão cada um seu espaço delimitado conforme as sinalizações forem acontecendo”, explicou.
Benefícios ao pedalar
1ª ciclorrota em Porto Velho
Prefeitura de Porto Velho/Reprodução
Para quem já tem a prática de pedalar, a introdução desse complexo em Porto Velho oferece benefícios que vão além da segurança no trânsito, mas também conta com uma maior fluidez na circulação e a promoção da qualidade de vida.
“O principal benefício de estar pedalando em uma ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota é, sem dúvida alguma, a segurança do ciclista. No trânsito nós temos uma organização melhor, garantindo mais fluidez para todos os veículos. E ainda como benefício eu posso citar a qualidade de vida da sociedade em geral, que ganha em mais saúde, em economia e em mais tempo. Uma vez que ela traz novos adeptos ao esporte, à busca de exercício físico e também mais pessoas usando a bicicleta como meio de transporte. Então se você tem mais bicicleta no trânsito, você tem menos carros, você tem mais pessoas com saúde”, contou o ciclista, biólogo e fotógrafo Leonardo Dall’lgna.
Para Leonardo, o desenvolvimento desse complexo cicloviário possibilita benefícios não só para quem usa a bicicleta como hobbie ou meio de transporte, mas também oportuniza a economia da cidade.
“Outro ponto seria em relação à economia. Ao longo de uma ciclorrota nós vamos encontrar vários comércios e o ciclista acaba consumindo o que tem pra vender pelo caminho. O ciclista tem uma percepção diferente do espaço onde ele está pedalando. Diferentemente do motorista, ele consegue perceber mais coisas no seu ambiente, então é mais fácil de ele ver uma fachada e um anúncio”, destacou.
Pedalar envolve força nas pernas, equilíbrio e estabilidade. Aprender a pedalar ainda na infância faz com que a criança mantenha o corpo em movimento, desenvolva a coordenação motora e o equilíbrio. Os benefícios não são apenas físicos. Pedalar estimula a atenção, a disciplina, a concentração e integra os amigos, gerando convívio social. Leia mais na página do Bem Estar.
Ande de bicicleta
Marcelo Brandt/G1

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: