Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

G1

PF faz operação contra grupo que extrai madeiras nas Terras Indígenas Igarapé Lourdes e Sete de Setembro


Compartilhe:

Publicado por

em


Operação Igarapé cumpre quatro mandados de busca e apreensão. Durante investigação, PF descobriu que indígenas autorizaram entrada de madeireiros. Agentes da PF participam da operação Igarapé em Rondônia
PF/Divulgação
Um grupo criminoso especializado na extração ilegal de madeira em Terras Indígenas está sendo alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (10). Ao todo, a Operação Igarapé cumpre quatro mandados de busca e apreensão em Rondônia.

Segundo a polícia, os suspeitos estavam extraindo madeira ilegalmente das Terras Indígenas Igarapé Lourdes e Sete de Setembro, localizadas nos municípios de Ji-Paraná e Cacoal.
As investigações da operação tiveram início após a apreensão de celulares de um grupo de madeireiros. Através destes aparelhos foi possível identificar os responsáveis pelos maquinários utilizados no desmatamento e os donos de serrarias receptores da madeira extraída das aldeias.
“Os levantamentos realizados culminaram ainda na identificação de indígenas envolvidos na extração ilegal de madeira, os quais estariam atuando junto aos madeireiros e concedendo autorização para acesso às Terras Indígenas”, afirma a PF.
A Operação Igarapé revelou ainda a existência de olheiros atuando na região. O objetivo deles é informar os investigados sobre a presença da polícia ou fiscalização ambiental.
Ao todo, 16 policiais federais cumprem os mandados de busca e apreensão. Essas ordens foram expedidas pela 1ª Vara Federal de Ji-Paraná, e são cumpridas nas cidades de Ministro Andreazza e Cacoal.
Operação Igarapé
O nome da operação faz referência ao nome da Terra Indígena onde os investigados possuem maior frente de atuação e local onde foram apreendidos os telefones que culminaram na identificação do grupo.
Veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: