Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

G1

Pacientes com sintomas leves da Covid-19 passam a ser atendidos em UBS em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em


Algumas Unidades de Saúde da Família também realizarão os atendimentos. Consultas de rotinas continuam acontecendo normalmente durante o período da manhã. Testes de Covid-19
Helene Santos
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e algumas das Unidades de Saúde da Família (USF) passarão a atender pacientes com sintomas leves da Covid-19, segundo informou a prefeitura de Porto Velho. Esse atendimentos serão realizados a partir da próxima segunda-feira (14) através de encaminhamento do Call Center do município.
A mudança foi feita devido o aumento no número de infecções pelo novo coronavírus na cidade e o grande volume de pacientes que ligam para o Call Center. Para isso, os protocolos de atendimento e os horários das unidades de saúde foram alterados.
Durante a manhã, das 7h às 12h, as unidades básicas permanecem com os atendimentos de rotina como: consultas médicas, exames e vacinação. Já entre 13h e 18h as consultas serão exclusivas para pacientes com sintomas da Covid-19.
Ao todo, 16 postos estarão recebendo pacientes com suspeita da doença. Não entram nessa lista USF Nova Floresta, USF Santo Antônio e USF Vila Princesa, que foram selecionadas para continuar realizando os atendimentos de rotina durante a tarde. A unidade José Adelino, localizada na Zona Lete, também continua realizando vacinação durante a tarde, mas em uma sala anexa ao prédio.
O horário de coleta de material para exames continua o mesmo, das 7h às 9h30 de segunda a sexta-feira. Para a retirada de medicamentos ou outros insumos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) pede que os pacientes façam isso durante a manhã, para evitar o contato com pessoas com suspeita da Covid-19.
Encaminhamento
Os pacientes que estiverem com sintomas leves da doença, como dor de cabeça, perda de olfato e paladar, diarreia e ligeira febre, devem ligar para o Call Center pelo número 0800 647 5225 para receber encaminhamento e ter a consulta agendada em uma unidade de saúde. O Call Center funciona todos os dias, das 7h da manhã até 1h da madrugada.
Casos moderados e graves
Os casos de maior gravidade, como os que apresentam febre alta, dificuldade para respirar, dor no peito, desidratação e alteração do estado mental, devem ser encaminhados diretamente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul, que é o local de referência na cidade para esse tipo de atendimento.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: