Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

G1

Paciente com Covid-19 é entubada em central de saúde por falta de leitos em hospitais de Cacoal, RO


Compartilhe:

Publicado por

em

Sem UTI disponível, uma idosa teve que aguardar vaga para ser internada. Sete médicos estão afastados por estarem com o vírus ou se recuperando da doença. Confira as últimas notícias da pandemia da COVID-19 em RO
Uma idosa de 74 anos, diagnosticada com Covid-19, precisou ser entubada na última segunda-feira (7) em uma Unidade Central de Saúde (UCS) devido a falta de leitos nos hospitais públicos da cidade.
A paciente passou mal pela manhã e procurou atendimento na UCS, que realiza o primeiro atendimento a moradores com o novo coronavírus. A orientação era para internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não havia leito disponível.
Para salvar a paciente, a equipe da unidade optou por enturbar a paciente, mesmo sem as condições necessárias. A idosa permaneceu na Central durante todo o dia, até surgir uma vaga em uma UTI, quando foi realizada a transferência para o Hospital Regional.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Ivani Gromann, pede que a populações continue mantendo os cuidados para evitar uma contaminação pelo vírus.
“Hoje nós estamos em uma situação bastante preocupante. Estamos com a macrorregião de Cacoal, que atende todos os municípios da região, lotada. Estamos atendendo em média 400 pacientes por dia na UCS, humanamente impossível fazer esse trabalho. Só ontem nós digitamos mais de 100 pacientes positivos para Covid residentes em Cacoal. Hoje um laboratório particular já encaminhou mais ou menos 75 exames, então nós estamos em uma situação bem séria, bem crítica. Ontem nós tivemos um paciente internado na UCS, entubado, porque não tinha vaga na UTI, graças a Deus conseguiu ser transferido, mas continuamos com 0 leito de UTI na nossa região. O que nós precisamos? Precisamos que a população sinta essa situação tão grave. Que nós, o poder público, nós também não temos mais o que fazer”.
Nesta terça-feira (8) dos 28 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 na cidade, apenas um está disponível.
Falta de médicos
Em Cacoal, sete médicos da rede estadual estão afastados por estarem com Covid-19 ou se recuperando da doença, sem condições de retorno.
Para amenizar a falta de profissionais, que impacta a escala de plantão, a diretoria do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal solicitou da Secretaria de Estado da Saúde reforços médicos. A expectativa é que essa semana cheguem de 6 a 10 médicos na cidade.
Também está aberto um processo seletivo emergencial para a contratação de médicos. Esse processo está aberto desde o início da pandemia.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: