Conectado por

Rondônia, terça, 16 de abril de 2024.

G1

Quantidade de testes de Covid-19 realizados no Lacen mais que dobram em novembro, em RO


Compartilhe:

Publicado por

em


Índice de positividade dos exames também deu um salto. Estado tem 80.538 pessoas infectadas pelos novo coronavírus desde o início da pandemia e contabiliza 1.561 vítimas fatais. Teste para verificar se paciente possui a Covid-19
Fernanda Pimentel/FVS-AM
A quantidade de testes do novo coronavírus realizados no Laboratório Central de Rondônia (Lacen), onde os exames são feitos, mais que dobrou em novembro. O índice de positividade dos exames também deu um salto.
Nos meses de julho, agosto e setembro, o Lacen de Porto Velho chegava a receber mais de mil amostras por dia. As equipes trabalhavam em três turnos, finais de semana e feriados.
Em outubro, houve queda nos casos e redução de 200 a 300 amostras por dia. Porém, em novembro, o laboratório voltou a receber e processar de 800 a mil amostras por dia, enviadas por todos os municípios de Rondônia.
O alto índice de positividade da doença também chama a atenção. Antes, de cada 100 exames, 20 davam positivo. Agora, de cada 100 exames analisados, metade resulta positivo.
Nesse período, o Lacen conseguiu automatizar parte do trabalho com duas máquinas de extração, o que vem dando respostas mais rápidas.
As suspeitas de reinfecção começam a ser investigadas conforme uma nota técnica do Ministério da Saúde, mas essa análise ainda não é feita em Rondônia.
Curva em ascensão
Rondônia registrou mais 483 casos de Covid-19 e outras seis mortes pela doença nesta segunda-feira (30) segundo boletim divulgado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Com esses números, o estado chega a 80.538 pessoas infectadas pelos novo coronavírus desde o início da pandemia e contabiliza 1.561 vítimas fatais.
Também foi informado que o estado tem:
70.696 pacientes recuperados;
8.281 casos ativos;
301 pacientes internados;
257.711 testes realizados;
483 testes aguardando resultados dos exames no Lacen.
VÍDEOS: As mudanças na saúde após a pandemia
Initial plugin text

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: