Conectado por

Rondônia, quarta, 24 de abril de 2024.

G1

Bebês prematuros são fotografados em ensaio na UTI Neonatal do Hospital de Base em RO


Compartilhe:

Publicado por

em


17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade e tem como objetivo chamar a atenção para este problema que impacta e na mortalidade infantil. Ensaio fotográfico aconteceu na manhã desta terça-feira. Ensaio fotográfico no Hospital de Base em Rondônia Porto Velho
Jheniffer Núbia/G1
Em lembrança ao Dia Mundial da Prematuridade, neste 17 de novembro, a equipe de saúde da Unidade Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital de Base em Porto Velho preparou uma surpresa para as mães que têm bebês internados: um ensaio fotográfico.
Fabiane Moraes tem 19 anos e é mãe de primeira viagem da Helena Vitória, que nasceu no dia 13 de outubro com quase sete meses. A surpresa do ensaio fotográfico animou a mãe que tem buscado fortalecer o laço com a filha.
“Quando a gente está gestante a gente prepara tudo, a roupinha, o quarto, mas quando ela veio pra cá (UTI) a gente sente que não é mãe ainda. Mas com as fotos a gente vai vendo e revendo e esse vínculo aumenta”, diz.
Daniele Machado de 33 anos é a mãe da Maria Alice, de 13, que é mãe da Maria Eduarda. A bebê nasceu com 1,2 quilo no último dia 5 de novembro, e segue na UTI neonatal para ganhar peso.
“A placenta foi muito ruim, e por isso ela nasceu antes do tempo para que pudesse ganhar peso aqui fora. Ela ainda se alimenta por sonda, mas quando cheguei hoje de manhã, ela já queria mamar. É muito bom ver a evolução do meu bebê”, diz Maria Alice.
Ensaio fotográfico no Hospital de Base em Rondônia Porto Velho
Jheniffer Núbia / G1
Para a avó da Maria Eduarda, a pequena nasceu no momento certo. “Perdi um filho há sete meses. Ele tinha 17 anos, e teve cardiopatia congênita. Então voltar ao hospital mexe muito comigo, mas dou graças a Deus por ter a Maria Eduarda na minha vida, porque não é fácil perder um filho e é a Maria Eduarda que está me dando força, mesmo aqui na incubadora”.
O ensaio fotográfico, conta Lúcia Maiorquim, pediatra neonatologista, é uma forma da mãe ter uma lembrança, em forma de registro, de todo o processo do bebê até que ele possa ter a tão esperada alta do hospital e ir para casa com a família.
“É um presente para as mães e toda a família, pois quando elas colocam um bebê prematuro em uma UTI neonatal é uma luta diária, não são dois, três, quatro dias. Têm mães que a gente fica com elas 90, 120 dias, e elas aqui, nessa luta. Esse presente é uma forma de acalentar o coração dessa mãe e é uma lembrança do bebê dela e de todo o processo”.
Ensaio fotográfico no Hospital de Base em Rondônia Porto Velho
Jheniffer Núbia/G1
Quando o bebê nasce prematuro, toda a família acaba envolvida. É o que explica a pediatra neonatologista que ressaltou a importância do acompanhamento.
“Toda a base de apoio, que é a família, é envolvida por esse bebê que nasce antes do tempo e fica aquela indecisão: “será que o bebê vai sobreviver?” e por conta dessa esperança que a gente preza tanto pelo cuidado com o prematuro. Porque quando você cuida de um bebê prematuro, cuida também de todo esse apoio psicológico”, afirma.
Bebês prematuros são fotografados em ensaio na UTI Neonatal de Hospital de Base em RO
Jheniffer Núbia/G1
A fotografa Fernanda Amaral conta que, mesmo tendo experiência em fotografar crianças, o convite para atuar em uma ala de hospital chamou a atenção e ela diz que aceitou o convite com carinho.
“Nunca tive essa experiência de estar dentro da UTI e ver o que os bebês estão passando e também a luta. Achei a ideia bem bonita e interessante”.
Na manhã desta terça-feira (17), a ala de UTI Neonatal estava com 36 bebês nas incubadoras. A presença do pai da criança, no período de pandemia, foi suspensa. Por hora, o setor tem recebidos as mães para fortalecimento dos pequenos e para aumentar o laço materno.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: