Giardinni SBS
Conectado por

Plural Saúde

Economia

ANP atinge a marca de mil unidades de pesquisa credenciadas para projetos de PD&I


Publicado por

em

  A ANP atingiu hoje (10/11) a marca de mil unidades de pesquisa credenciadas para realizarem projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) no setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, distribuídas em 170 instituições de todo o País. A marca foi atingida com a publicação, no Diário Oficial da União, de despacho credenciando a milésima unidade (veja no DOU: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-spd-anp-n-918-de-9-de-novembro-de-2020-287257495).

Continua após a publicidade

Os contratos celebrados entre a ANP e as empresas petrolíferas possuem uma cláusula de PD&I, que estabelece a obrigação de aplicação de um percentual da receita bruta da produção de petróleo e/ou gás em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Para execução desses projetos com recursos da cláusula, as instituições devem ser credenciadas pela Agência.

O número de unidades credenciadas demonstra a amplitude do parque tecnológico e científico do País e o esforço que academia e indústria vêm dispendendo ao longo dos anos na construção de novas competências e habilidades, além de reforçar a relevância da cláusula de PD&I para o desenvolvimento do setor.


Continua após a publicidade

O credenciamento é o reconhecimento formal, pela ANP, de que a instituição atua em atividades de PD&I nas áreas de relevante interesse para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis e que possui infraestrutura e condições técnicas e operacionais adequadas para seu desempenho. O Regulamento Técnico ANP nº 7/2012, alterado em 2019, define as regras e o processo de credenciamento, que, atualmente, é realizado integralmente de forma digital (veja o regulamento: https://atosoficiais.com.br/anp/resolucao-n-47-2012?origin=instituicao&q=47/2012).


Continua após a publicidade
Educa Mais Brasil

As mil unidades de pesquisa credenciadas abrangem um total de 4.272 linhas de pesquisa, distribuídas em sete áreas temáticas, voltadas para o desenvolvimento científico e tecnológico do setor, conforme demonstrado na tabela abaixo.

 


Continua após a publicidade

Relação das linhas de pesquisa por área (até 10 de novembro de 2020) 

Área 

Linhas de Pesquisa 

TEMAS TRANSVERSAIS

1594

37%

EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO

1303

30%

BIOCOMBUSTÍVEIS

613

14%

ABASTECIMENTO

351

8%

OUTRAS FONTES DE ENERGIA

245

6%

GÁS NATURAL

158

4%

REGULAÇÃO DO SETOR

88

2%

Total geral 

4352 

100% 

 

A tabela também está disponível na página: https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/imprensa/noticias-comunicados/anp-atinge-a-marca-de-mil-unidades-de-pesquisa-credenciadas-para-projetos-de-pd-i

Comentários do Facebook - Comente
Continuar leitura

Publicidade

Mais destaques

Facebook