Conectado por

Rondônia, terça, 16 de abril de 2024.

Destaque

Casos e mortes por Coronavírus voltam a subir na Capital e secretário faz alerta


Compartilhe:

Publicado por

em

O número de pessoas contaminadas pelo Coronavírus voltou a subir em Porto Velho, segundo informou o secretário de saúde, Fernando Máximo, durante coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (6). No último dia 22 de outubro, a Capital passou para a fase 4 do Plano Todos Por Rondônia, onde tudo voltou a funionar normalmente.

 

De acordo com os últimos dados as Sesau, nas últimas 24 horas foram registradas seis mortes por Coronavírus em Porto Velho.

Por conta do grande aumento no número de casos, o secretário decidiu reunir a imprensa para alertar a população e lembrar que a pandemia ainda não acabou. “O vírus continua no estado e infelizmente estamos tendo um acréscimo nos casos em Rondônia, segundo uma análise feita pela equipe da Sesau do dia 1 a 10 de outubro deste ano”, disse.

Em Porto Velho, considerado o município que mais pesa no aumento de número de casos, foram registrados 351 novos casos confirmados na primeira semana de outubro. Já na última semana do mesmo mês, o número subiu para 729 novos casos, ou seja, um aumento de 107%, comparando casos acumulados na primeira e última semana de outubro. No interior não teve um aumento volumoso, segundo o secretário. Com isso, Fernando Máximo fez um alerta à população. “Nós devemos continuar tomando os cuidados necessários, principalmente usando máscara, higienizando as mãos e evitando aglomerações. A pandemia não acabou e infelizmente muitas pessoas não conseguiram entender isso. Tem pessoas que continuam não utilizando máscara e aglomerando”, alertou o secretário.

Fernando Máximo ressaltou ainda, que além dos novos casos, as internações também estão aumentando. “Na quinta-feira (5), por exemplo, 14 pacientes com Coronavírus foram internados no Hospital de Campanha da capital. Já fazia meses que não tínhamos esse número grande de internações. Se continuar aumentando os casos, daqui uns dias vai aumentar as internações e mais alguns dias o número de óbito. É tudo o que nós não queremos, por isso estamos alertando a população”, disse.

Questionado pelo RONDONIAGORA se Porto Velho pode regredir para as fases mais restritas do distanciamento social, o secretário explicou que para mudar de fase é necessário uma análise completa sobre a situação atual. “Temos que analisar vários critérios como internações, taxa de ocupação de leitos de UTI e entre outros. Isso está sendo analisado pela nossa equipe e nos próximos dias teremos a conclusão”, diz.

Sobre leitos para atender a população, caso os números de internações aumentem, o secretário disse que o Estado está preparado. “Temos muitos leitos prontos para atender a população mesmo estando longe de um colapso na saúde. O CERO, por exemplo, está todo montado e equipado em caso de necessidade. Não estamos dizendo que estamos próximo de um colapso, mas precisamos nos precaver. É nesse momento que a população precisa ter cuidado com a disseminação do vírus”, finalizou Fernando Máximo.

Compartilhe: