Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Geral

ANP retoma Levantamento de Preços de Combustíveis 


Compartilhe:

Publicado por

em

A ANP retomou na última sexta-feira (23/10) a publicação semanal do Levantamento de Preços de Combustíveis (LPC), com os dados da semana de referência de 18/10 a 24/10/20. O novo formato do LPC prevê a utilização de formulário eletrônico, que captura a geolocalização do pesquisador, com data e hora, e solicita a inclusão de fotos do posto e do painel de preços, garantindo a confiabilidade e a rastreabilidade dos dados, além da introdução de preços de gasolina C aditivada.

Além disso, o LPC não capta mais os preços pagos pelos postos às distribuidoras, pois, atualmente, as Resoluções ANP nº 729/2018 e nº 795/2019 já obrigam os distribuidores a fornecerem esses dados por meio do Sistema de Informações de Movimentação de Produtos (SIMP). De acordo com os critérios técnicos de divulgação e agregação, esses dados estão sendo disponibilizados no portal da ANP (http://www.anp.gov.br/precos-e-defesa-da-concorrencia/precos/precos-de-distribuicao-de-combustiveis).

A abrangência geográfica e a periodicidade da pesquisa continuam as mesmas. Contudo, de acordo com os critérios da licitação, a contratação prevê a gradual expansão das amostras e dos municípios integrantes até que se atinja cerca de 6 mil postos e aproximadamente 4.400 revendas de GLP semanalmente, em 459 localidades.

Na primeira etapa, o levantamento abrangerá, pelo menos, as 26 capitais estaduais e o Distrito Federal. A adição de municípios se dará ao longo de oito etapas.

Devido ao período de implementação da pesquisa, a ANP não dispõe dos dados de preços de revenda de combustíveis automotivos e de GLP (gás liquefeito de petróleo) referentes às semanas compreendidas entre 23/08/2020 e 17/10/2020.

Consulte o Levantamento de Preços de Combustíveis (LPC): http://www.anp.gov.br/preco/

Compartilhe: