Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

G1

Candidatos dizem o que pretendem fazer pela agricultura em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em


Entre as propostas constam a manutenção de estradas vicinais, distribuição de calcário e educação no campo. Plantação de soja
Divulgação
Os candidatos a prefeito de Porto Velho responderam quais as propostas para a agricultura no município. Esta é a quarta matéria de uma série de reportagens sobre os planos dos candidatos para a capital nas eleições 2020.
Já foram abordados os temas do saneamento básico, mobilidade urbana e distritos e áreas ribeirinhas, e ainda serão comentadas propostas para o meio ambiente.
Confira o plano de governo dos candidatos a prefeito de Porto Velho
Conheça regras e saiba o que candidato e eleitor podem e não podem fazer
TRE-RO define tempo e ordem de candidatos no horário eleitoral em Porto Velho
Os concorrentes tinham até 30 segundos para a resposta, que deveria ser gravada pelo próprio candidato e enviada ao G1. Veja abaixo as propostas dos candidatos. Os nomes estão em ordem alfabética, segundo a inscrição para a urna:
Coronel Ronaldo Flores (Solidariedade)
Confira propostas do candidato Coronel Ronaldo Flores para agricultura em Porto Velho
Coronel Ronaldo Flores propõe a criação de uma central de abastecimentos no municípios e fala da manutenção de estradas vicinais. (Veja o vídeo acima).
“Nós criaremos a Central de Abastecimentos, Ceasa, para possibilitar a venda direta do homem do campo ao consumidor. Ofereceremos frete gratuito para que os produtores rurais possam comprar calcário com preço mais acessível, e manteremos as vias vicinais sempre manutenidas e em boas condições de trafegabilidade. Qualificaremos o produtor de acordo com suas atividades e incentivaremos a criação de agroindústrias”.
Cristiane Lopes (PP)
A candidata não enviou o vídeo com as propostas.
Dr Breno Mendes (Avante)
Confira propostas do candidato Dr Breno Mendes para agricultura em Porto Velho
O candidato Dr. Breno Mendes fala de uma gestão humanizada, com doação de insumos ao produtor rural, como o calcário. (Veja o vídeo acima).
“Fiz meu compromisso em a manutenção das vicinais, doação do calcário, doação de insumos, assistência técnica e dobrar o teu PAA de R$ 8 para R$ 16 mil. Assim será a nossa gestão, humanizada e olhando para o agricultor”.
Edvaldo Soares (PSC)
Confira propostas do candidato Edvaldo Soares para agricultura em Porto Velho
Edvaldo Soares cita o fortalecimento de associações, sindicatos e cooperativos, e fala em disponibilizar máquinas aos produtores. (Veja o vídeo acima).
“Na agricultura eu pretendo firmar convênios para fornecer os insumos para uma merenda escolar reforçada, especialmente nas comunidades mais carentes, fornecer suporte para o fortalecimento e desenvolvimento das associações, sindicatos e cooperativas. Também pretendo colocar tratores, máquinas, à disposição da população da área do campo a fim de favorecer a renda e mantê-los na área rural, fazendo da sua propriedade uma empresa com CNPJ”.
Geneci Gonçalves (PSTU)
Confira propostas do candidato Geneci Gonçalves para agricultura em Porto Velho
Geneci Gonçalves foca na locomoção do produtor, com manutenção de estradas rurais e criação de novas linhas. (Veja o vídeo acima).
“Como candidato a prefeito, propomos uma nova ideia de crescimento e desenvolvimento rural. Para isso, nós vamos estruturar toda a nossa malha viária e também vamos fomentar toda a nossa agricultura familiar com recursos do município. Também vamos criar as linhas rurais para acabar com o problema de locomoção da nossa população rural. Também criaremos a rodoviária rural, um novo alento para a agricultura familiar de Porto Velho”.
Hildon Chaves (PSDB)
Confira propostas do candidato Hildon Chaves para agricultura em Porto Velho
O candidato a reeleição Hildon Chaves cita um programa que realiza o transporte de calcário para as áreas rurais de Porto Velho. (Veja o vídeo acima).
“O fortalecimento do Pró-Calcário. Através desse programa fantástico, nós fazemos o transporte do calcário da região central de Rondônia para as áreas rurais aqui do município de Porto Velho, para os nossos pequenos produtores rurais. Dessa maneira nós vamos aumentar a produtividade e portanto a geração de emprego e renda no campo”.
Leonel Bertolin (PTB)
Confira propostas do candidato Leonel Bertolin para agricultura em Porto Velho
O candidato Leonel Bertolin cita itens que são necessários ao produtor e promete a criação de um Ceasa no município. (Veja o vídeo acima).
“Para termos uma agricultura forte é necessário dar ao homem do campo, seja ele pequeno, médio ou grande produtor, a estrutura básica: estradas vicinais transitáveis, tecnologia de ponta, programas de incentivos ao produtor, regularização fundiária e o centro de distribuição que regulamente toda a cadeia produtiva. Sim, teremos um Ceasa”.
Lindomar Garçon (Republicanos)
Confira propostas do candidato Lindomar Garçon para agricultura em Porto Velho
O candidato propõe o fortalecimento da agricultura e a industrialização de produtos como forma de geração de emprego e renda. (Veja o vídeo acima).
“A geração de emprego e renda através da industrialização dos produtos passa pelo fortalecimento da nossa agricultura. Investir em tecnologia, trabalhar, fazer com que as estradas vicinais estejam boas, pontes e bueiros, distribuição de calcário, assim vamos fortalecer a nossa agricultura, o transporte dos nossos produtores, os produtos que eles produzem, também é nossa prioridade”.
Pimenta de Rondônia (PSOL)
Confira propostas do candidato Pimenta de Rondônia para agricultura em Porto Velho
O candidato Pimenta de Rondônia propõe a construção de silos e frigoríficos na região como forma de ajudar produtores rurais. (Veja o vídeo acima).
“Nossos produtores rurais precisam de silos e frigoríficos para armazenar a sua produção. Como prefeito, vou disponibilizar área para construção destes silos e frigoríficos e buscarei parcerias a nível estadual e federal para a sua construção. Desta forma auxiliar os produtores rurais nesta necessidade”.
Pimentel (MDB)
Confira propostas do candidato Pimentel para agricultura em Porto Velho
Pimentel fala do incentivo ao aumento da produtividade, utilizando para isso parcerias com órgãos de ensino e de assistência técnica. (Veja o vídeo acima).
“Agricultura é nossa prioridade porque é nossa matriz econômica. É por isso que nós temos que incentivar o agricultor, o pequeno agricultor familiar, a produzir mais, e nós vamos trabalhar com a Emater e o Senar para que possamos ensinar o produtor a produzir mais, acertando inclusive para a prefeitura a compra desses produtos a mais produzidos. Isso é valorizar o produtor e o setor agrícola”.
Ramon Cujuí (PT)
Confira propostas do candidato Ramon Cujui para agricultura em Porto Velho
O candidato Ramon Cujuí propõe melhorias na estrutura de escoamento da produção e o incentivo à agricultura familiar. (Veja o vídeo acima).
“Vamos apoiar a agricultura familiar, incentivando a produção agroecológica, o associativismo, cooperativismo, fornecer assistência técnica, sementes, mudas, calcário, maquinário e estrutura para o escoamento da produção, recuperando as estradas e a volta do barco da produção do Baixo Madeira. Também vamos estruturar os espaços de comercialização dos produtos e financiar a instalação de agroindústrias familiares e ampliar o programa de compra dos produtos da agricultura familiar pela prefeitura. Campo e cidade são as duas faces de uma Porto Velho pra gente”.
Samuel Costa (PC do B)
Confira propostas do candidato Samuel Costa para agricultura em Porto Velho
O candidato fala da trafegabilidade nas estradas rurais e da implementação de uma secretaria distrital com representante escolhido através de voto. (Veja o vídeo acima).
“Garantir estradas rurais trafegáveis. Em nossa gestão, vamos implementar a Secretaria Distrital, que terá total autonomia administrativa e financeira para solucionar de forma bastante rápida, de forma eficiente os problemas da comunidade dos distritos. Além de tudo, vamos implementar a gestão democrática, onde a população, através do voto, através do sufrágio, irá escolher seu representante para administrar, e assim o poder público municipal estar mais próximo das pessoas que mais precisam”.
Sargento Eyder Brasil (PSL)
Confira propostas do candidato Sargento Eyder Brasil para agricultura em Porto Velho
Sargento Eyder Brasil propõe organizar os recursos destinados à produção, instruir o produtor rural e melhorar o escoamento dos produtos. (Veja o vídeo acima).
“Primeiramente, realizar uma organização minuciosa dos recursos para a nossa produção, qualificando e instruindo o produtor rural, além de distribuir melhor os recursos e insumos. Precisamos ainda rever o escoamento da produção e realizar uma manutenção constante de linhas vicinais. Queremos ter estrutura adequada e digna tanto para produtores quanto para feirantes”.
Vinícius Miguel (Cidadania)
Confira propostas do candidato Vinícius Miguel para agricultura em Porto Velho
Vinícius Miguel propõe usar a educação no campo como forma de fortalecer a agricultura no município, além de fornecer meios para ampliação da produção. (Veja o vídeo acima).
“Com relação à agricultura, nós precisamos entender que é uma grande força aqui no município que gera emprego e renda. A nossa proposta é consolidar um amplo programa de educação rural, de educação no campo, não somente para as escolas rurais, mas também para os trabalhadores no campo, fortalecendo a agricultura familiar, a pequena agricultura, fornecendo subsídios e tecnologias para que esses trabalhadores possam ampliar toda a sua produção’.
Veja as propostas dos candidatos à prefeitura
Initial plugin text

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: