Conectado por

Rondônia, quarta, 24 de abril de 2024.

Economia

Cinco passos para se tornar um gestor empreendedor


Compartilhe:

Publicado por

em

Sebrae dá dicas aos candidatos e candidatas que serão escolhidos nas eleições municipais do próximo dia 15 de novembro

Neste momento de retomada da economia, diante da crise causada pela pandemia do coronavírus, o Sebrae reforça a importância de fortalecer a atividade empreendedora no país, em especial nos municípios brasileiros. Para isso, a instituição tem contribuído, para qualificar o debate eleitoral em torno da valorização dos pequenos negócios nos planos de governo dos futuros gestores municipais.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, é fundamental que os candidatos se juntem à força do empreendedorismo para fazer seu município crescerem. Dada a importância central que os pequenos negócios desempenham na economia brasileira, ao representarem 98% das empresas do país, sendo responsáveis por 54% dos empregos formais, as micro e pequenas empresas precisam ter uma atenção especial nas futuras gestões municipais.

“São os municípios que possuem a grande força para o desenvolvimento do nosso país. Nesse sentido, prevemos grandes responsabilidades para os gestores nos próximos anos. Caberá a cada candidato ou candidata se comprometer com o seu eleitor para colocar a economia nos eixos e trazer prosperidade para o seu município. Acreditamos que tudo o que for feito para apoiar os pequenos negócios trará benefícios para toda a sociedade”, destacou Melles.

Desde 2000 o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem reconhecido os esforços dos gestores municipais que implantaram projetos com resultados comprovados, com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios. A iniciativa já recebeu quase 10 mil projetos inscritos e teve 918 vencedores estaduais, com 94 vencedores em nível nacional. Sua 10ª edição foi realizada em meados do ano passado.

Além de valorizar o trabalho de prefeitos e prefeitas, a premiação contribui para identificar e divulgar as boas práticas e a capacidade administrativa desses gestores. Mas o que será que faz uma prefeita ou prefeito empreendedor?

Pensando em ajudar candidatos e candidatas das próximas eleições municipais a se tornarem gestores empreendedores, o Sebrae elaborou as cinco dicas a seguir, que fazem parte do Guia Candidato Empreendedor, disponível para download aqui.

Compartilhe: