Conectado por

Rondônia, terça, 23 de abril de 2024.

G1

Após ficar em falta, vacina contra poliomielite volta aos postos de saúde de Ariquemes


Compartilhe:

Publicado por

em


Data do ‘Dia D’ de multavacinação precisou ser alterada para 24 de outubro por falta de doses. Vacinação.
Ascom / SMS
Ariquemes (RO) recebeu 4,7 mil doses da vacina contra a poliomielite nesta segunda-feira (19). A imunização estava em falta na cidade e, por isso, a data do “Dia D” de multivacinação precisou ser alterada para o próximo sábado (24). No Brasil, a mobilização ocorreu dia 17 de outubro.
A demanda em Ariquemes é de vacinar cerca de 5 mil crianças. A campanha de multivacinação começou dia 6 de outubro com apenas 500 doses da vacina contra poliomielite em estoque.
As demais doses de vacinação estão sendo ofertadas nas unidades de saúde por meio de agendamento no call centrer. A campanha de multivacinação para atualizar o cartão de vacinas segue até 30 de outubro.
Pais e responsáveis precisam levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além da carteira de vacinação. Também é preciso usar máscara e obedecer o distanciamento social imposto por causa da pandemia do novo coronavírus.
Público-alvo
O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade.
Já a da multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para esta última, são ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis e reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.
Vacina contra a poliomielite
A vacina é oferecida o ano inteiro em todos os postos de saúde.
Uma criança deve tomar ao menos três doses da vacina para estar imunizada: 1ª dose aos 2 meses; 2ª dose aos 4 meses; 3ª dose aos 6 meses.
Há um reforço da vacina aos 15 meses. Nesse reforço, são administradas duas gotinhas.
O Ministério da Saúde realiza campanhas nacionais duas vezes ao ano. Mas a vacina pode ser aplicada a qualquer momento.
Veja as notícias do G1

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: