Giardinni SBS
Conectado por

Plural Saúde

G1

Após ficar em falta, vacina contra poliomielite volta aos postos de saúde de Ariquemes


Publicado por

em


Data do ‘Dia D’ de multavacinação precisou ser alterada para 24 de outubro por falta de doses. Vacinação.
Ascom / SMS
Ariquemes (RO) recebeu 4,7 mil doses da vacina contra a poliomielite nesta segunda-feira (19). A imunização estava em falta na cidade e, por isso, a data do “Dia D” de multivacinação precisou ser alterada para o próximo sábado (24). No Brasil, a mobilização ocorreu dia 17 de outubro.
A demanda em Ariquemes é de vacinar cerca de 5 mil crianças. A campanha de multivacinação começou dia 6 de outubro com apenas 500 doses da vacina contra poliomielite em estoque.
As demais doses de vacinação estão sendo ofertadas nas unidades de saúde por meio de agendamento no call centrer. A campanha de multivacinação para atualizar o cartão de vacinas segue até 30 de outubro.
Pais e responsáveis precisam levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além da carteira de vacinação. Também é preciso usar máscara e obedecer o distanciamento social imposto por causa da pandemia do novo coronavírus.
Público-alvo
O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade.
Já a da multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para esta última, são ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis e reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.
Vacina contra a poliomielite
A vacina é oferecida o ano inteiro em todos os postos de saúde.
Uma criança deve tomar ao menos três doses da vacina para estar imunizada: 1ª dose aos 2 meses; 2ª dose aos 4 meses; 3ª dose aos 6 meses.
Há um reforço da vacina aos 15 meses. Nesse reforço, são administradas duas gotinhas.
O Ministério da Saúde realiza campanhas nacionais duas vezes ao ano. Mas a vacina pode ser aplicada a qualquer momento.
Veja as notícias do G1

Continua após a publicidade

Fonte: G1 Rondônia

Comentários do Facebook - Comente
Continuar leitura

Publicidade

Mais destaques

Facebook