Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

G1

Rondônia tem ‘Dia D’ de vacinação contra a poliomielite e multivacinação neste sábado, 17


Compartilhe:

Publicado por

em


Expectativa do governo é imunizar mais de 100 mil crianças e adolescentes de até 14 anos. Mobilização vai até 30 de outubro. Vacina
Reprodução/GloboNews
Postos de saúde de Rondônia estão abertos neste sábado (17) para o “Dia D” de vacinação contra a poliomielite e multivacinação. Conforme o governo do estado, a expectativa é imunizar 105 mil crianças e adolescentes até 14 anos contra a poliomielite e demais doenças pertencentes a este grupo.
Pais e responsáveis precisam levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além da carteira de vacinação. Também é preciso usar máscara e obedecer o distanciamento social imposto por causa da pandemia do novo coronavírus.
A multivacinação e a imunização contra a pólio são campanhas separadas que ocorrem ao mesmo tempo; ambas vão até o dia 30 de outubro. Todas as 18 vacinas previstas no calendário são oferecidas de forma gratuita, pelo SUS.
Cidades
Em Porto Velho, a campanha foi antecipada para a última sexta-feira (16). A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informou que todas as unidades básicas de saúde da capital estão abastecidas com as doses e atendeu a população das 7h30 às 17h30. Nos outros dias, a população pode ir a uma unidade de segunda a sexta-feira no mesmo horário. O Dia D também aconteceu na sexta no Residencial Orgulho do Madeira, das 8h às 13h.
Em Ji-Paraná, a campanha cessou por volta das 13h. As doses da vacina contra a poliomielite chegaram a acabar na cidade. A reposição deve acontecer na próxima semana, mas o setor de imunização não informou quantas doses serão enviadas.
Em Ariquemes, também por causa da falta de vacina contra poliomielite, a mobilização acontece no dia 24 de outubro. Segundo a gerência de Vigilância em Saúde, a cidade recebeu apenas 500 doses que deram para dois dias de vacinação.
Em Guajará-Mirim, 10 unidades de saúde voltados à mobilização seguem abertos até às 17h.
O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade.
Já a da multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para esta última, são ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis e reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.
Veja as notícias do G1

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: