Conectado por

Rondônia, terça, 23 de abril de 2024.

G1

Doses da vacina contra poliomielite acabam em duas cidades de RO; data do ‘Dia D’ em Ariquemes é alterada


Compartilhe:

Publicado por

em


Em Ji-Paraná, setor de imunização disse que doses chegarão na próxima semana, mas não informou quantas serão enviadas. Mobilização foi remarcada para 24 de outubro no município do Vale do Jamari. Menina toma gotinha da vacina contra poliomielite.
Reprodução/EPTV
As doses da vacina contra a poliomielite acabaram em Ji-Paraná e Ariquemes. O município do Vale do Jamari, por exemplo, precisou alterar a data do “Dia D” de vacinação para 24 de outubro. O Dia Nacional da Vacinação ocorre no sábado (17) em todo país.
Em Ji-Paraná, a reposição das doses deve acontecer na próxima semana, mas o setor de imunização não informou quantas serão enviadas.
As 600 doses que foram disponibilizadas pelo Governo de Rondônia acabaram no município nesta semana. As primeiras imunizaram 12% da meta de vacinação contra a poliomielite. O objetivo é vacinar sete mil crianças menores de 5 anos. A campanha de multivacinação para atualizar o cartão de vacina na cidade segue em curso.
No caso de Ariquemes, município do Vale do Jamari, a data do “Dia D” de vacinação precisou ser alterada para o dia 24 de outubro por causa da falta da dose.
Segundo a gerência de Vigilância em Saúde, para a campanha que começou no último dia 6 de outubro, a cidade recebeu apenas 500 doses que deram para dois dias de vacinação. O município tem cerca de 5 mil crianças na faixa etária que precisa ser vacinada.
A previsão é de que o Ministério da Saúde envie para Rondônia mais doses da vacina dia 22 de outubro.
Vacina contra a poliomielite
A vacina é oferecida o ano inteiro em todos os postos de saúde.
Uma criança deve tomar ao menos três doses da vacina para estar imunizada: 1ª dose aos 2 meses; 2ª dose aos 4 meses; 3ª dose aos 6 meses.
Há um reforço da vacina aos 15 meses. Nesse reforço, são administradas duas gotinhas.
O Ministério da Saúde realiza campanhas nacionais duas vezes ao ano. Mas a vacina pode ser aplicada a qualquer momento.
Veja mais notícias do G1

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: