Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Cultura

Museu da Imigração reabrirá ao público com nova instalação relacionada à pandemia


Compartilhe:

Publicado por

em

A partir de 22 de outubro, visitação acontecerá em expediente especial e seguindo protocolos de segurança

Depois de sete meses fechado, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – voltará a receber o público a partir do dia 22 de outubro (quinta-feira), conforme orientações estaduais e municipais. Além da exposição de longa duração e do projeto videográfico “SobreNomes” – lançado em fevereiro –, os visitantes encontrarão a nova instalação “Respiro”, localizada no jardim, que propõe uma reflexão sobre o período de distanciamento e suas conexões em relação à experiência migratória.

Marcando a reabertura, a instalação “Respiro”, desenvolvida durante a quarentena, levanta questões que relacionam o isolamento social com os sentimentos de um migrante, que se encontra afastado de seus lugares, afetos e rotinas. Por meio de frases e questionamentos, a iniciativa visa fomentar uma reflexão sobre a situação mundial atual, a proximidade e a semelhança com o outro e valorizar a importância do contato com a natureza.

O passeio pelo complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás poderá acontecer de quinta a domingo, das 11h às 17h, sendo que a bilheteria funcionará até as 16h. Para facilitar o caminho de quem deseja conhecer ou garantir a entrada no MI, o ingresso poderá ser adquirido de maneira online, pelo site Ticket360 (disponível em breve), ou na bilheteria.

No primeiro momento desse retorno, um controle de acesso aos espaços permitirá a entrada, somente, de 40 pessoas a cada meia hora. Entre as adequações aplicadas, os módulos expositivos contarão com sinalizações informando a capacidade máxima de pessoas, estarão disponíveis dispensers de álcool em gel em diferentes pontos do edifício e será obrigatória a aferição da temperatura na entrada e o uso de máscara durante todo o percurso.

O Cantina SP, cafeteria localizada próxima à bilheteria, funcionará no mesmo expediente do Museu a partir do dia 29 (quinta-feira). O Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR) e o espaço de leitura “Semear Leitores” permanecerão fechados temporariamente. As informações relacionadas a esses ambientes serão disponibilizadas em breve nas mídias sociais e no site.

 Ações online continuarão acontecendo no Instagram, YouTube e Facebook

Listas de bordo, migrações internacionais e mulheres serão assuntos abordados em lives do Museu da Imigração na segunda quinzena de outubro. O público virtual poderá prestigiar as programações no Instagram, YouTube e Facebook.

live “Listas de bordo e pesquisa em arquivos”, agendada para o dia 15 (quinta-feira), será a primeira atividade do período, contando com presença do historiador e pesquisador do MI, Henrique Trindade, e do genealogista e membro da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia (ASBRAP), Stanley Savoretti. No Instagram, a partir das 17h, os profissionais conversarão sobre informações disponíveis nos documentos, onde é possível encontrá-los, entre outros detalhes, além de esclarecerem dúvidas do público.

No âmbito da ocupação “Migrações Internacionais e a pandemia de COVID-19” – iniciada em setembro no Blog do CPPR –, será promovida a live “Imigrantes da periferia de São Paulo em tempos de pandemia” no dia 23 (sexta-feira), às 17h. Mediada pelo pesquisador do Museu, Thiago Haruo, a programação terá a presença da autora de um dos artigos dessa iniciativa, Érika Andrea Butikofer, e da realizadora de um curta-metragem que retrata cenas cotidianas do coletivo “Conviva Diferente”, Karla da Costa. A transmissão ao vivo no YouTube terá a participação de integrantes desse grupo independente e multidisciplinar atuante na garantia de direitos de imigrantes, discutindo temas como migrações internacionais, produção cinematográfica e ações de apoio no contexto do novo Coronavírus.

Finalizando o mês de outubro, será promovida mais uma live em parceria com o Museu do Café, dessa vez, envolvendo o tema “Mulheres na história do café e da migração”. No dia 29 (quinta-feira), as coordenadoras técnicas Mariana Martins (MI) e Marcela Rezek (MC) se reunirão nas páginas das instituições no Facebook para comentarem o assunto, apresentando por quais perspectivas a temática é abordada em ambos os espaços, bem como as estratégias utilizadas na pesquisa e salvaguarda de seus acervos, às 17h.

Serviço

Live “Listas de bordo e pesquisa em arquivos”

Data: 15 de outubro

Horário: 17h

Plataforma: Instagram

Reabertura

Data: 22 de outubro

Horário: quinta a domingo, das 11h às 17h (bilheteria até as 16h)

Ingressos online: Ticket360 (disponível em breve)

Live “Imigrantes da periferia de São Paulo em tempos de pandemia”

Data: 23 de outubro

Horário: 17h

Plataforma: YouTube

 

Live “Mulheres na história do café e da migração”

Data: 29 de outubro

Horário: 17h

Plataforma: Facebook

 

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento: de quinta a domingo, das 11h às 17h (fechamento da bilheteria às 16h).

R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição

www.museudaimigracao.org.br

Compartilhe: