Giardinni SBS
Conectado por

Plural Saúde

Geral

Energisa leva energia solar para APAE e Casa Irmã Rosa Gambelli


Publicado por

em


Continua após a publicidade

Projetos fazem parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) e prevê a instalação de 96 placas de geração fotovoltaica

O presidente da Energisa, André Theobald, assinou na terça-feira (13) o contrato das iniciativas do Programa de Eficiência Energética (PEE) para as entidades Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Casa de Apoio ao Doente com Câncer Irmã Rosa Gambelli. Serão investidos cerca de R$ 270 mil nas duas entidades, na troca de lâmpadas por modelos de LED, substituição de condicionadores de ar, além da instalação de 96 placas solares. Tais equipamentos são fundamentais para a economia de energia das entidades, que vivem de filantropia.


Continua após a publicidade

O diretor-presidente da Energisa explicou que a execução do trabalho é rápida e traz resultados imediatos nas contas de energia das instituições. Ele lembrou que os investimentos realizados na iluminação pública de 17 municípios do estado desde o ano passado, já geraram quase R$ 1 milhão em economia nas contas das cidades beneficiadas.


Continua após a publicidade
Educa Mais Brasil

“As entidades ganharam um presente de fim de ano, vão começar 2021 com uma grande economia que poderá ser investido em outras frentes. Os trabalhos começam a ser executados na próxima semana e serão finalizados em dezembro desse ano”, garantiu Theobald.

Instalada em mais de dois mil municípios do território nacional, a APAE é uma organização social que promove a atenção e integração à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Na Apae de Porto Velho, a Energisa vai instalar 48 painéis solares, além de trocar 51 lâmpadas, 11 condicionadores de ar. “Esse investimento vai gerar uma economia de 39,34 MWh/ano, consumo proporcional ao equivalente a 21 casas anualmente. Na Casa de Apoio Irmã Gambelli conseguiremos economizar 28,64 MWh/ano”, explicou Talis Henrique Alcantara, especialista em Eficiência Energética.


Continua após a publicidade

Com mais de 20 anos de história, a Casa de Apoio ao Doente com Câncer Irmã Rosa Gambelli, é uma entidade que presta serviços a doentes e familiares que necessitam de acolhimento em Porto Velho, durante o tratamento médico. Para economizar na conta de energia sem diminuir o conforto dos pacientes, a casa contará com 48 painéis solares, além de dois novos condicionadores de ar mais econômicos e 89 lâmpadas LED. “A economia equivale a apagar a luz de mais de 40 casas por um ano, com impacto não apenas na conta, mas também na sustentabilidade dessas instituições”, completou Theobald.

Segundo a presidente da Casa de Apoio ao Doente com Câncer Irmã Rosa Gambelli, Nazaré Farias, o projeto veio em boa hora. “O dinheiro que a gente pagava energia vai servir para manutenção das pessoas que estão na casa. Vamos comprar mais remédio e comida para atender mais pessoas”, declarou. “A gente agradece a Energisa pela instalação desses equipamentos”, completou Antônio Carlos, presidente da Apae de Porto Velho.

Comentários do Facebook - Comente
Continuar leitura

Publicidade

Mais destaques

Facebook