Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

G1

Diretor e policiais penais de presídio são afastados por suspeita de tortura contra presos em Ariquemes, RO


Compartilhe:

Publicado por

em


Agentes foram denunciados por tortura, lesão corporal e maus-tratos. Sejus não se pronunciou sobre as acusações do MP até a publicação da reportagem. u
Jeferson Carlos/Arquivo G1
A Justiça de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, determinou o afastamento de seis servidores do presídio do município pela suspeita de tortura contra apenados. Os afastados são o diretor da unidade e policiais penais, ambos suspeitos de torturarem presos.
A denúncia à Justiça contra os agentes foi oferecida pelo Ministério Público Estadual (MP-RO) e aceita neste fim de semana pela 3ª Vara Criminal da cidade.
No documento consta que, após frustrarem a fuga de detentos, os servidores praticaram “de modo contínuo e sistemático” vários abusos contra cinco apenados, sendo que um deles foi atingido por disparo de arma de fogo. Agressões físicas, cruéis e degradantes teriam sido usadas como forma de castigar e obter declarações.
O MP concluiu que há “fortíssimos indícios” de que o ambiente do Centro de Ressocialização é extremamente violento com grande despreparo dos agentes. Por isso, a promotoria pediu o afastamento dos servidores, pois entendeu que a permanência deles na atividade prejudicaria a ordem pública e a instrução criminal.
O juízo da 3ª Vara Criminal determinou que os policiais penais denunciados não frequentem o presídio, nem mantenham contato com vítimas ou testemunhas do caso. Os servidores foram denunciados pelos crimes de crimes de tortura, lesão corporal e maus tratos.
O G1 entrou em contato com Secretaria de Estado da Justiça, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.
Veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: