Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

G1

Irmãos são presos em ação da PF que apura desmatamento e exploração ilegal de madeira em terra indígena de RO


Compartilhe:

Publicado por

em


Suspeitos foram detidos em flagrante quando extraíam madeiras da reserva. Tratores, serraria, caminhão para transporte de madeiras e motosserras foram encontrados na mata. Tratores são encontrados dentro de terra indígena de Rondônia.
Divulgação/PF
Dois irmãos foram presos em flagrante na última quarta-feira (7) no momento em que extraíam madeira da terra indígena Rio Mequéns, em Alto Alegre dos Parecis (RO). A prisão ocorreu durante uma operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) de Vilhena para combater ações de desmatamento e extração ilegal de madeira em florestas protegidas.
A ação contou com reforço de equipes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Tratores, serraria, caminhão para transporte de madeiras e motosserras, além de outros itens, foram encontrados na mata.
De acordo com a PF, as equipes já tinham feito diligências na área no mês passado, onde encontraram vários equipamentos. Nas últimas operações, os investigadores acharam ao menos seis tratores, quatro caminhhões toreiros, motosserras e motos usados ao deslocamento dos suspeitos. Armas de fogo sem registro também foram encontradas.
As investigações da corporação apontaram que parte da madeira já saía pronta para venda, enquanto outra parte era retirada em toras que eram levadas a serrarias de municípios perto da reserva indígena.
Toras de madeiras foram encontradas por equipes do Ibama, da PF e da Funai em terra indígena de Rondônia.
Divulgação/PF
Os dois irmãos foram encontrados e presos quando extraíam as madeiras de dentro da terra indígena. Eles foram encaminhados à unidade da PF e responderão por tentativa de furto qualificado, além de crimes ambientais por desmatarem e explorarem floresta pública, bem como motosserra sem autorização.
A Polícia Federal informou também que as investigações seguem em curso com objetivo de identificar os responsáveis restantes pelos crimes ambientais.
Em caso de informações, denúncias podem ser feitas de forma anônima à PF através do telefone: (69) 3316-1600.
Dois irmãos foram presos e materiais foram apreendidos em operação contra desmatamento em terra indígena de Rondônia
Divulgação/PF
Veja mais notícias sobre natureza e meio ambiente

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: