Conectado por

Rondônia, terça, 23 de abril de 2024.

G1

Linhas de ônibus coletoras, radiais e arteriais; entenda nova divisão do transporte coletivo de Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em


A integração tarifária acontece utilizando o cartão ComCard, em linhas de ônibus diferentes com sentido único. A nova empresa transporte coletivo, que começou a operar em Porto Velho na última semana, vai contar com linhas de ônibus coletoras, radiais e arteriais.
A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) e a empresa JTP Transportes, organizaram a divisão dos trajetos da seguinte forma:
Linhas coletoras
São aquelas que circulam somente dentro dos bairros e iniciam com o número “2”.
Zona Leste: Ulisses Guimarães, Mariana, Orgulho do Madeira, Jardim Santana, Cristal da Calama, Planalto, União da Vitória, Presidente Roosevelt, Presidente Roosevelt Cemetron, Ulisses Via BR, Bairro Novo.
Zona Norte: Nova Esperança e Alphaville.
Zona Sul: Novo Horizonte, Cidade do Lobo, Cidade Nova e Cohab.
Centro: Circular.
Linhas radiais
São as que interligam os bairros à região central e podem ser identificadas pela numeração que inicia com “3”.
Zona Leste: Santa Marcelina e Guajará
Zona Norte: Vila Dnit e Nacional
Zona Sul: Campus Unir e Triângulo.
Linhas arteriais
São aquelas que fazem trajetos expressos, também ligando os bairros às regiões centrais de Porto Velho, porém mais ágeis, segundo a Semtran, utilizando a integração com as linhas coletoras e radiais. Essas iniciam com o número “1”.
Zona Sul: Expresso Campos Sales, Expresso Norte Sul, Expresso Shopping.
Zona Leste: Expresso Cantuária, Expresso CPA, Expresso Caúla, Expresso Guajará e Expresso Hospital de Base Via Shopping.
Ônibus do transporte coletivo em Porto Velho
Prefeitura de Porto Velho/Divulgação
A Semtran informou que a integração tarifária somente será feita utilizando o cartão ComCard, em linhas de ônibus diferentes com sentido único (somente ida ou somente volta). E não é possível fazer a integração em uma mesma linha.
“Por exemplo, o usuário embarca em um ônibus na Zona Sul, vai até o centro da cidade e de lá embarca em outro ônibus para a Zona Leste, que é o seu destino. Isso é um sentido único de ida”, afirmou a secretaria, em nota.
Ainda conforme a Semtran, todas as linhas coletoras, arteriais e radiais integram entre si em qualquer ponto da cidade, já que a integração acontece dentro do ônibus, desde que respeitado o limite de 90 minutos, sentido único de ida ou volta e utilizando o cartão ComCard.
Confira rotas e horários das linhas de ônibus
Aplicativo indica linhas e tempo para chegada dos ônibus aos pontos de embarque
Artista usa grafite para transformar paradas de ônibus de Porto Velho em ‘salas de estar’
Veja os vídeos mais recentes do G1 Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: