Conectado por

Rondônia, sábado, 27 de abril de 2024.

G1

Harpia achada por motorista é devolvida à natureza, em RO


Compartilhe:

Publicado por

em


Ave com cerca de sete meses de vida foi achada perto de castanheira, em Ariquemes. Motorista entregou harpia à secretaria do meio ambiente, que cuidou e instalou dispositivos para monitorar gavião. Um filhote de harpia foi devolvido à natureza em Ariquemes
Um filhote de harpia, achado na beira de uma estrada rural, foi devolvida à natureza na região de Ariquemes (RO), Vale do Jamari.
A ave de cerca de sete meses foi encontrada por um motorista no mês de setembro. Em entrevista à Rede Amazônica, Edislson Nascimento contou como ocorreu esse encontro nada convencional.
“Eu estava indo fazer uma entrega. Na volta eu encontrei essa ave na estrada perto de um pé de castanheira. Aí fui encostando e eu achei diferente. Aí eu falei para o meu companheiro: ‘Acho que ele tá doente’. Eu tinha visto numa reportagem que esse bicho tava em extinção, estavam tentando cuidar da espécie. Quando cheguei perto da harpia ela voou uns 100 metros e depois caiu, dentro da mata. Daí peguei uma toalha no carro, abafei e peguei a ave. Coloquei então na gaveta do gavião e trouxe ele pra casa”, disse.
Harpia é solta na natureza em Ariquemes, RO, após ser resgatada
Rede Amazônica/Reprodução
Após o resgate, o motorista Edislson decidiu entregar o gavião real na Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Na secretaria, a equipe constatou que a harpia tinha cerca de sete meses de vida e pesava cerca de cinco quilos.
Segundo os biólogos da pasta, o filhote provavelmente caiu na beira da estrada quando tentava fazer os primeiros voos após a saída do ninho.
Durante cerca de duas semanas a ave recebeu tratamento na Secretaria de Meio Ambiente e, no fim de setembro, a equipe decidiu soltá-la na natureza.
Porém, antes de ser devolvida na natureza, foram instalados na harpia dois dispositivos de identificação e localização para que ela possa ser monitorada daqui pra frente.
Filhote de harpia voa após ser solta em Ariquemes, RO
Rede Amazônica/Reprodução
É o primeiro gavião real oficialmente cadastrado em Ariquemes e o primeiro a receber dispositivo de localização no estado de Rondônia.
Uma bióloga do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, coordenadora do Projeto Harpia, veio do Amazonas para orientar o momento da soltura e instalar os dispositivos no animal.
“A partir do dispositivo de localização, que tem um GPS, a gente consegue localizar o ponto onde o gavião está em tempo real”, diz a bióloga Tânia Sanaiotti.
Harpia é solta em Ariquemes, RO, após ser resgatada por motorista
Rede Amazônica/Reprodução
De volta ao seu habitat, a harpia estranhou a movimentação e ficou desconfiada. Foram mais de duas horas ali, observando, até finalmente levantar voo e ficar de galho em galho na mata, antes de ir de volta para o ninho.
Harpia bate voo após ser solta na natureza em Ariquemes, RO
Rede Amazônica/Reprodução
Veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: