Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

G1

Conheça o projeto Ensilagem que oferece conteúdo virtual sobre nutrição animal


Compartilhe:

Publicado por

em


A ensilagem é uma técnica de conservação. O Rondônia Rural falou neste domingo (4) sobre a importância do processo em tempos de estiagem. Série: Projeto Ensilagem em Rondônia
O programa Rondônia Rural começou a exibir neste domingo (4) uma série de quatro episódios sobre o Projeto Ensilagem do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) do campus de Colorado do Oeste (RO). Estudantes, professores e pesquisadores desenvolveram um modelo de ensino e extensão rural por meio de vídeos e aplicativos para celulares. A técnica, que é repassada em sala de aula, ganha um formato diferente na prática e chega ao produtor rural pela internet.
Com a estiagem, entre os problemas enfrentados pelos produtores está a falta de alimento para o gado. A técnica de ensilagem é uma das estratégias que podem ser adotadas durante o período da seca.
“A ensilagem é uma técnica de conservação do alimento [pasto]. A silagem, que é o produto obtido por meio do processo de ensilagem, é o que vai para o cocho para os animais consumirem”, explica o professor Rafael Henrique dos Reis, do Ifro.
No momento da ensilagem acontece uma série de transformações dentro do silo, segundo o professor, principalmente a produção de alguns ácidos orgânicos.
“Quando o ambiente fica ácido, ele acaba impedindo que alguns microrganismos possam deteriorar a forragem que é colocada dentro do silo. No final do processo se tem a silagem pronta. Volumoso conservado para os animais utilizarem, principalmente no período de seca”.
Projeto Ensilagem
O projeto surgiu dentro do grupo de pesquisa, Câmara Escura, e tem como objetivo estudar as relações entre o ensino e as tecnologias.
Os estudos iniciais para o Projeto Ensilagem, conforme o professor do Ifro, Glauber Bedini, começam a partir da problemática de que tanto o corpo docente quanto os alunos precisavam de um aprofundamento no tema. Foi observado também, que os próprios produtores tinham muitas dúvidas referente ao assunto.
Vídeos são disponibilizados em um canal por plataforma digital com o perfil de “Mundo da Ensilagem”
Rondônia Rural / reprodução
Diante da problemática, foi montado um grupo composto por pesquisadores, professores e estudantes para abordarem o tema e tudo o que o envolvia. Esse grupo passou a desenvolver conteúdos de conhecimentos técnicos, mas com a missão de transformar a linguagem específica em uma linguagem mais acessível aos produtores, por exemplo.
O conteúdo e vídeos que são produzidos pelo grupo são disponibilizados em plataforma digital e também em aplicativo para celular.
O segundo episódio da série será exibido no programa Rondônia Rural no próximo domingo (11).
Veja mais vídeos do Rondônia Rural

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: