Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

G1

Coronavírus já infectou mais de 1,4 mil indígenas de 16 povos em Rondônia, diz entidade


Compartilhe:

Publicado por

em


Dados foram levantados pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) até o dia 1º de outubro. Aldeia indígena em RO
Reprodução/Rede Amazônica
Os casos confirmados do novo coronavírus entre os indígenas de Rondônia chegou a 1.405. O número corresponde ao levantamento computado até 1º de outubro de 2020 pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), divulgado na noite de sexta-feira (2).
O estado segue com 28 mortes registradas entre os povos na região. Outros 66 indígenas estão sob suspeita de infecção.
Conforme a COIAB, os povos indígenas atingidos em Rondônia pela Covid-19 são:
Aikanã;
Arara Karo;
Cinta Larga;
Kanoê;
Karitiana;
Karipuna;
Kassupa;
Mura;
Oro War;
Paiter Suruí;
Parintintin;
Piripkura;
Puruorá;
Sakirabiat;
Tupari; e
Wajuru.
O estado com mais povos atingidos segue sendo o Amazonas (35), seguido de Pará (25) e Mato Grosso (18). Rondônia continua aparecendo em quarto lugar com 16 comunidades indígenas afetadas. A COIAB também cita que há 778 casos suspeitos, 25.356 casos confirmados e 670 mortes registradas em 132 povos indígenas da Amazônia por causa do Sars-Cov-2.
O levantamento da organização é feito com base em boletins informativos e notas de falecimento emitidas pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, além de relatos de lideranças indígenas, profissionais da saúde indígena e organizações que fazem parte da rede da entidade.
Alerta
Em meados de abril deste ano, entidades já alertavam sobre o perigo do avanço do novo coronavírus entre as aldeias do estado. Dom Roque Paloschi, presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), informou à época que o Cimi orienta que os indígenas cumpram com as recomendações das autoridades de saúde de permanecerem dentro das aldeias para evitar a disseminação da doença.
A Fundação Nacional do Índio (Funai) respondeu na ocasião, por meio da assessoria, que se mobiliza para atuar no combate ao novo coronavírus, assim como os demais órgãos do Governo Federal.
Também negou que exime das obrigações legais, “sempre primando pelo zelo e atenção em suas ações, as quais repercutem diretamente sob o modo de vida dos indígenas neste momento atípico”.
Curva em ascensão
Rondônia registrou 212 novas infecções por coronavírus na sexta-feira (2) e um único óbito decorrente da doença, segundo dados disponibilizados em boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).
Com os novos números, o estado chega a 66.473 diagnósticos de Covid-19 e 1.368 vítimas fatais do novo coronavírus. A morte foi de um homem de 42 anos em Porto Velho.
As cidades com maior número de óbitos registrados são:
Porto Velho – 727
Ariquemes – 93
Guajará-Mirim – 87
Ji-Paraná – 79
Vilhena – 58
Cacoal – 34
Já as cidades com maior número de casos da doença são: Porto Velho (30.286), Ariquemes (5.506), Vilhena (3.724), Guajará-Mirim (2.980), Ji-Paraná (2.982) e Cacoal (2.357).
VÍDEOS: Notícias sobre natureza e meio ambiente:
Initial plugin text

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: