Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

G1

Eleições 2020: plano de governo dos candidatos a prefeito de Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em


Foram apresentadas propostas para educação, saúde, segurança, saneamento básico, infraestrutura e políticas direcionadas à população dos distritos. Porto Velho
Prefeitura de Porto Velho/Divulgação
O G1 resume os principais pontos das propostas de governo dos candidatos a prefeito de Porto Velho nas eleições de 2020. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética):
Coronel Ronaldo Flores (Solidariedade)
Mauro Ronaldo foi o escolhido do Solidariedade para disputar a vaga de prefeito de Porto Velho
Diêgo Holanda/G1
Número de páginas: 15
Resumo: Entre as propostas de governo estão a implantação de um sistema digital para o cadastramento de toda a população de Porto Velho; do atendimento médico via telemedicina e interconsulta, quando possível, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA); assim como a inclusão da disciplina de Libras no Ensino Fundamental.
Também consta no plano de governo a criação de uma guarda municipal, o estabelecimento de um plano de proteção ao comércio, a implantação da coleta seletiva em todo o município, assim como um estudo sobre a viabilidade de construção do CPA Municipal.
Veja a íntegra do plano de governo
Cristiane Lopes (PP)
Cristiane Lopes
Cássia Firmino/Rede Amazônica
Plano de governo ainda não está disponível no TSE.
Dr. Breno Mendes (Avante)
Dr. Breno Mendes
Cássia Firmino/Rede Amazônica
Número de páginas: 35
Resumo: O plano se apresenta como baseado nos princípios de participação, transparência e eficiência. Uma das propostas apresentadas é a implantação de escolas integrais em áreas rurais e de maior vulnerabilidade, além da criação de centros municipais de reforço escolar, e da realização de cursos para promover a formação artística com base em saberes tradicionais.
Também consta no plano de governo proposta para a implantação de um polo moveleiro na Ponta do Abunã, políticas para a atração de frigoríficos e curtumes para o município e um plano para a atração de empresas inovadoras e incubadoras de startups.
Veja a íntegra do plano de governo
Edvaldo Soares (PSC)
Edvaldo Soares foi o escolhido do PSC para disputar a vaga de prefeito de Porto Velho
Diêgo Holanda/G1
Número de páginas: 25
Resumo: São propostas no plano de governo a criação de um espaço voltado à saúde da mulher e a implantação de atendimento móvel rural com equipes médicas multidisciplinares. Também é citada a criação de uma comissão com a população para debater soluções de problemas de mobilidade, incluindo trânsito e transporte, e de um programa de registro de animais.
Na educação, o candidato afirma que pretende incentivar três pilares: a formação continuada e capacitação técnica, a melhoria da infraestrutura das escolas e a valorização salarial. Ainda é proposto o video-monitoramento em creches e pré-escolas e a criação de núcleos de proteção ao cidadão nos bairros com pelo menos dois guardas municipais.
Veja a íntegra do plano de governo
Geneci Gonçalves (PSTU)
Geneci Gonçalves foi escolhido pelo PSTU para disputar a prefeitura de Porto Velho em 2020.
Diêgo Holanda/G1
Número de páginas: 13
Resumo: O candidato propõe a criação de subprefeituras nas regiões de Porto Velho com eleições diretas para subprefeitos. No plano de governo também é mencionada a criação de uma linha de transporte que ligue as zonas Leste e Sul ao centro, assim como a implementação de passe livre para famílias cadastradas em programas sociais.
É proposto no documento a legalização e fortalecimento de garimpeiros que trabalham na extração de ouro no rio Madeira, a reversão de multas aplicadas pela Semtran em serviços comunitários e o desenvolvimento das potencialidades do turismo eco-rural, religioso, náutico e Agroindustrial.
Veja a íntegra do plano de governo
Hildon Chaves (PSDB)
PSDB confirmou Hildon Chaves para concorrer à reeleição para a prefeitura de Porto Velho
Diêgo Holanda/G1
Número de páginas: 8
Resumo: No plano de governo do atual prefeito de Porto Velho constam propostas para a reforma das bibliotecas municipais, a conclusão do programa de asfaltamento, a implantação de uma Central de Libras para atender a população com deficiência auditiva e a instalação de uma vila olímpica com integração de ginásio e parque aquático.
Também foram feitas propostas para os distritos, como a construção de um cemitério em União Bandeirantes, a realização de um projeto urbanístico da comunidade de Cavalcante e São Miguel, e a implementação da coleta de resíduos sólidos nos distritos de São Carlos, Calama e Nazaré.
Veja a íntegra do plano de governo
Leonel Bertolin (PTB)
Leonel Bertolin foi o escolhido do PTB para disputar a vaga de prefeito de Porto Velho.
Jefferson Carvalho/Rede Amazônica
Número de páginas: 4
Resumo: O candidato afirma no plano que o compromisso básico é a concretização dos direitos fundamentais e a elevação da qualidade dos gastos públicos. Uma das propostas é a criação do programa Família Feliz, tendo a valorização da família como a base de políticas sociais. Também é citado um programa de incentivo progressivo na educação, com a concretização do Plano Municipal de Educação.
Outro ponto abordado é a preparação para receber a tecnologia 5G, que segundo o plano, vai beneficiar toda a sociedade, bem como os setores empresarial e governamental, garantindo um melhor gerenciamento do trânsito, uma maior segurança comunitária, entre outros pontos.
Veja a íntegra do plano de governo
Lindomar Garçon (Republicanos)
Lindomar Garçon
Reprodução/Rede Amazônica
O plano de governo não está disponível no TSE.
Pimenta de Rondônia (PSOL)
Pimenta de Rondônia
Reprodução/Rede Amazônica
Número de páginas: 23
Resumo: No plano de governo, o candidato propõe a inserção de temáticas de gênero, raça, etnia, orientação sexual e identidade de gênero nas formações oferecidas aos profissionais que atuam na Educação Básica e também a inserção de disciplinas de Educação no Trânsito, meio ambiente e Fundamentos básicos do Direito no Ensino Fundamental.
Em infraestrutura, é proposto drenagem, pavimentação e calçamento com a utilização de dinheiro de royalties, a construção de uma nova rodoviária na capital, assim como a urbanização da margem do rio Madeira, incluindo pista de caminhada, praça de alimentação e área de lazer.
Veja a íntegra do plano de governo
Ramon Cujuí (PT)
Ramon Cujuí, candidato a prefeito em Porto Velho
Reprodução/Rede Amazônica
Número de páginas: 30
Resumo: O plano de governo foi dividido em 13 blocos, como: Transição Ecológica para a Sociedade do Século XXI; Desenvolvimento Econômico Sustentável e Solidário; Desenvolvimento Rural Social e Ambientalmente Sustentável; Educação Inclusiva e de Qualidade; Segurança Pública Cidadã, entre outros.
Entre as propostas apresentadas também estão a implementação de coleta seletiva de resíduos sólidos e de um programa de drenagem, a criação de ciclovias e o estímulo à agricultura familiar. Outro ponto abordado é a promoção da construção, melhoria e ampliação dos espaços escolares, da cidade e do campo, agregando laboratórios, quadras esportivas e pátios para realização de eventos.
Veja a íntegra do plano de governo
Samuel Costa (PC do B)
Samuel Costa é o indicado pelo PCdoB para concorrer à Prefeitura de Porto Velho
Diêgo Holanda/G1
O plano de governo ainda não está disponível no TSE
Sargento Eyder Brasil (PSL)
Sargento Eyder Brasil
Facebook/Reprodução
Número de páginas: 18
Resumo: No plano de governo, o candidato afirma que a saúde pública será a “prioridade das prioridades” através do melhoramento do atendimento básico e o estabelecimento de um programa de saúde preventiva. A criação de uma guarda municipal e a utilização desta em praças e áreas de lazer é uma das propostas apresentadas.
Na educação, é proposto a jornada integral do aluno na escola, com fornecimento de alimentação durante o período, atividades culturais e esportivas e formação de cidadania, e também a implantação da disciplina de Libras nas séries iniciais.
Veja a íntegra do plano de governo
Ted Wilson (PRTB)
Ted Wilson foi o escolhido do PRTB para disputar a vaga de prefeito de Porto Velho
Diêgo Holanda/G1
Número de páginas: 10
Resumo: O projeto de governo do candidato inclui um novo modelo de administração municipal, com a criação de subprefeituras nas regiões da capital e uma secretaria distrital. Também é citado a criação de novas escolas, tanto na área urbana, como na zona rural e ribeirinha, além da criação de uma Universidade Municipal de Porto Velho.
No esporte e lazer, uma das propostas é a criação de um estádio de futebol, um Centro de Iniciação e Formação de Atletas e Centro de Treinamento de Atletas de Alto Rendimento, assim como de ginásios, quadras poliesportivas, pistas para caminhada e exercícios físicos, pistas para skate e patinação, piscinas e campos.
Veja a íntegra do plano de governo
Vinicius Miguel (Cidadania)
Vinícius Miguel
Ruan Gabriel / Rede Amazônica
Número de páginas: 37
Resumo: O plano de governo foi dividido em três eixos, sendo dois chamados de: dimensão humana e dimensão campo-cidade. Neles são tratados temas como educação, cultura, esporte e lazer, acessibilidade, direito das mulheres, desenvolvimento econômico, agricultura, meio ambiente, sustentabilidade, infraestrutura, segurança, entre outros. Também foi apresentado um eixo chamado Governança, Ética e Combate à Corrupção.
Entre as propostas apresentadas estão a ampliação da oferta de educação integral infantil, a implementação de um plano de ação conjunta com as agências de estágio e com a rede de ensino pública, a criação de plataformas para exposições online e currículo artístico, e o estudo de viabilidade da criação de uma guarda municipal.
Veja a íntegra do plano de governo
Williames Pimentel (MDB)
Williames Pimentel
Governo de Rondônia/Divulgação
Número de páginas: 26
Resumo: A implantação de quatro regionais administrativas no município é uma das principais propostas do plano de governo apresentado pelo candidato, sendo cada uma responsável por uma região da capital. Duas subprefeituras também foram propostas para as regiões do Alto e do Baixo Madeira.
Ainda foi citado a criação de duas escolas integrais, a implantação de duas Escolas Parque para atividades extracurriculares, um plano para atrair investimentos para a criação da Orla do Madeira, a pavimentação de 80% das vias, a conclusão das obras do aterro sanitário e a construção de escolas, creches e unidades de saúde em conjuntos habitacionais.
Veja a íntegra do plano de governo
Funciona Assim – Eleições 2020
Initial plugin text

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: