Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

G1

Operação da PF contra exploração de diamantes em área indígena de RO cumpre mandados de busca em Campinas e apreende arma


Compartilhe:

Publicado por

em

Em uma das residências, policiais federais encontraram uma pistola sem registro e homem chegou a ser preso, mas pagou fiança. Esquema movimenta cerca de US$ 20 milhões por mês. Policiais federais de Campinas (SP) cumpriram dois mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Crassa, que teve como alvo a exploração ilegal de diamantes na Reserva Indígena Roosevelt, em Rondônia.
Segundo a PF, em um dos endereços de Campinas foi encontrada uma pistola 9 milímetros que não tinha registro. Um homem foi preso em flagrante e liberado após pagar fiança. A polícia não informou quais materiais relacionados à operação foram apreendidos.
Em todo o país foram cumpridos 53 mandados de busca e apreensão no interior de Rondônia e em São Paulo, Roraima, Paraná, Piauí, Mato Grosso, Minas Gerais e Distrito Federal.
Segundo a PF, entre os alvos estão indígenas, garimpeiros, intermediadores responsáveis por avaliar o valor das pedras preciosas e também por fazer a ponte com os compradores, e empresários.
Os diamantes são retirados ilegalmente e passam por avaliação do intermediador até serem vendidos em joalherias — principalmente em São Paulo e no exterior, em países como França, Itália e Suíça. Gravações telefônicas obtidas pelo G1 revelaram dois garimpeiros falando em vender pedras por US$ 5 milhões na Suíça.
A PF afirma que a organização criminosa especializada na exploração ilegal de diamantes atua há décadas dentro da Terra Indígena Roosevelt em Espigão D’Oeste (RO), na Zona da Mata.
“A operação visa desarticular a organização criminosa que atua há décadas na exploração de diamantes na reserva Roosevelt. A investigação aponta que essa organização atua em núcleos que cada um tem o seu papel crucial para o bom desempenho da atividade criminosa”, disse o delegado Márcio Lopes em entrevista na delegacia de Pimenta Bueno (RO), cidade vizinha a Espigão D’Oeste,.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: