Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

G1

Serviços de consultas e cirurgias oftalmológicas são retomados na Zona da Mata em Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em


‘Projeto Enxergar’ estima realizar cerca de duas mil cirurgias oftalmológicas em 60 dias. Objetivo é zerar a fila de espera em todo estado. Consulta oftalmológica
Getty Images via BBC
Os serviços de consultas e cirurgias oftalmológicas do “Projeto Enxergar” foram retomados nos municípios que compõem a região da Zona da Mata. O retorno é gradativo e tem objetivo de zerar a fila de espera em todo estado. As consultas são feitas por médicos oftalmologistas para possível encaminhamento de cirurgia de catarata e pterígios.
Neste momento são atendidos os moradores de: Alta Floresta do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Castanheiras, Nova Brasilândia do Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, Parecis e Cacoal.
A cidade sede para consultas é Cacoal. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), as pessoas devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência e todos os pacientes atendidos já serão inseridos na fila da regulação.
Para respeitar o distanciamento social, somente 20 pacientes serão atendidos por dia, organizados em 10 pela manhã e 10 pela tarde. Conforme a Sesau, a estimativa é de que cerca de duas mil cirurgias sejam feitas no período de 60 dias.
“Todo paciente deve buscar informações na unidade de saúde mais próxima de sua casa que através de uma rede saúde hierarquizada todos os pacientes serão comtemplados com atendimento oftalmológico”, explicou Richael Costa, responsável pela oftalmologia.
Após estes atendimentos, serão verificados os pacientes que ainda estão na lista de espera. Caso haja necessidade, será feita uma nova ação para atender os que não foram contemplados em primeiro momento.
Após esse período, o projeto também vai favorecer a população do Vale do Guaporé. A estimativa é que mais de mil pacientes sejam contemplados com consultas e cirurgias.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: