Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

G1

Seis meses de pandemia em Rondônia: Estado tem uma morte por Covid-19 a cada 48 diagnósticos


Compartilhe:

Publicado por

em


Neste sábado (19) completam seis meses da primeira confirmação do novo coronavírus em RO; diagnóstico foi em Ji-Paraná. Porto Velho é epicentro da doença no estado. Cemitério em Porto Velho durante pandemia da Covid-19 em Rondônia
Armando Júnior/Rede Amazônica
A cada 48 pessoas diagnosticadas, uma morre por Covid-19 em Rondônia. Com 37 casos registrados até a última sexta-feira (18), Corumbiara (RO) é a cidade com pior índice de mortes do novo coronavírus em relação a quantidade de habitantes que testaram positivo para a doença. No município, uma morte foi confirmada a cada 12,3 pacientes.
MEMORIAL: As vítimas da Covid-19 em Rondônia
Veja a média móvel no estado de Rondônia
Na sequência desse ranking entram: Alvorada do Oeste com um óbito a cada 17,7 pacientes, Parecis com uma morte a cada 18 diagnósticos e Cabixi com uma morte para cada 19,2 (confira a situação da sua cidade na tabela abaixo).
Os dados de habitantes por município são de uma estimativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os números de casos e óbitos são de boletins divulgados pelas Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Mortes de Covid-19 per capta em RO
Para a professora doutora Ana Lúcia Escobar, que analisa o avanço da Covid-19 junto ao departamento de medicina da Universidade Federal de Rondônia (Unir), já é possível ver o “aumento exacerbado” do número de casos em cidades distantes do epicentro como: Vilhena, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Ariquemes.
“É que esses municípios são atrativos de população ao redor, ou seja, recebem gente e influência de toda aquela micro região onde estão localizados”, diz a pesquisadora.
A recomendação da especialista é que a população e governos continuem vigilantes.
Seis meses da pandemia em Rondônia
Neste sábado (19) completam exatos seis meses do primeiro diagnóstico oficial de Covid-19 no estado. O caso foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná. Na época a pasta informou que o paciente, de 29 anos, é morador de São Paulo e esteve em viagem a trabalho no município.
Analisados de março até setembro, a estimativa é que o pico da doença em Rondônia foi em julho, quando 17.741 novos casos foram registrados. Veja linha do tempo da Covid-19 no estado.
*Dados de março são contabilizados a partir do dia 20, quando o Estado reconheceu o primeiro diagnóstico de Covid-19.
**Dados de setembro são contabilizados do dia 1º até a publicação desta reportagem.
Segundo a pesquisadora Ana Escobar, mesmo passado o pico ainda existem muitos riscos em função do relaxamento do isolamento social. E a preocupação referente a isso é uma possível segunda onda de contágios, principalmente por causa da “insensibilidade e normalização” da pandemia.
“O número de casos continua aumentando, com uma pequena redução no último mês, mas ainda não estamos em condição de dizer que a doença está controlada”, diz a professora.
O último boletim de saúde foi divulgado pela Agevisa e Sesau no sábado (19). Nele constam que Rondônia chegou aos 62.697 casos confirmados e 1.297 óbitos.
Initial plugin text

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: