Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Concursos

Enem Seriado vai modificar Saeb e manter Enem tradicional, afirma Inep


Compartilhe:

Publicado por

em

Desempenho nas provas será calculado e pontuação final valerá para ingressar na faculdade

 O Enem Seriado, nova modalidade de avaliação para acesso ao ensino superior, deverá começar em 2021, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em maio deste ano o Inep anunciou o Enem Seriado, mas somente ontem (15), durante coletiva, deu mais detalhes sobre a avaliação.

O exame será aplicado em cada série do ensino médio e o rendimento do aluno em cada prova será somado para que ele possa conseguir uma vaga no ensino superior quando concluir o ensino médio. Durante coletiva, o Inep afirmou, ainda, que o Enem tradicional não deixará de existir por causa do Enem Seriado.

Segundo informou o Inep, responsável pela aplicação das provas, o estudante poderá concorrer por meio do Enem Seriado com base nas suas pontuações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que é uma prova já existente, mas que ocorre a cada dois anos e é voltada apenas para estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental, e 3º ano do ensino médio.

Para que a nova modalidade do Enem exista, o Saeb será totalmente reformulado. Assim, com a implementação do Enem Seriado, o Saeb passará a ser uma avaliação anual para estudantes de todas as etapas escolares. Além disso, irá contar com boletins individuais de desempenho.

No último ano do ensino médio, o desempenho dos três últimos anos (1º, 2º e 3º) será calculado e, com a pontuação final, será possível pleitear vagas em faculdades pelos seguintes meios: Programa Universidade para Todos (Prouni); Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – ainda será avaliada essa possibilidade e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Compartilhe: