educamais
Conectado por

Plural Saúde

G1

5ª edição do Concafé em Rondônia tem 14 indígenas de três etnias na disputa


Publicado por

em


Mais de 200 cafeicultores de 30 municípios se inscreveram no concurso. Etapa de análise sensorial deve ser realizada entre os dias 14 e 19 de setembro em Cacoal. Grãos de café passam por etapa de classificação física
Governo de RO/Divulgação
O Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) recebeu mais de 200 inscrições na 5ª edição, realizada em 2020. Dessas, 14 são de indígenas das etnias Suruí, Aruá e Tuparí. A informações foram divulgadas pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (11).
Participam 214 cafeicultores, sendo 35 mulheres, com amostras de 30 municípios do estado. Cacoal, Nova Brasilândia do Oeste e Seringueiras tiveram os maiores números de inscritos.
As amostras recebidas passaram por uma triagem e foram codificadas para serem testadas. Os trabalhos de análise de teor de umidade, granulometria e contabilização de defeitos dos grãos encerram nesta sexta (11).
Os grãos são classificados de 2 a 8, sendo o 2 o melhor tipo. Aqueles que apresentarem o tipo 6 ou melhor passam para a próxima etapa da competição, a análise sensorial, que é realizada por profissionais com formação Q Robusta Grader, seguindo protocolo internacional.
Segundo o Governo, as equipes de juízes do concursos são compostas por três profissionais, sendo um de Rondônia, um do Espírito Santo e um do Paraná. A próxima etapa deve ser realizada de 14 a 19 de setembro em Cacoal (RO).

Continua após a publicidade

Fonte: G1 Rondônia

Comentários do Facebook - Comente
Continuar leitura

Publicidade

Mais destaques

Facebook