Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

Cidade

Museu da Imigração online: atividades abordarão migrações internacionais, acervos e artesanato


Compartilhe:

Publicado por

em

Na primeira quinzena de setembro, público poderá acompanhar webinário no YouTube e lives no Instagram

Com a impossibilidade de receber visitantes presencialmente, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – usufrui do ambiente digital para oferecer atividades variadas, mantendo a proximidade com o público e alcançando quem não consegue participar dessas programações normalmente, como pessoas que residem no exterior. Para continuar garantindo conhecimento à distância, a primeira quinzena de setembro contará com webinário sobre direitos de migrantes e refugiados e lives abordando acervos e artesanato.

No dia 04 (sexta-feira), acontecerá o webinário “Contexto da pandemia: direitos de migrantes e refugiados e temas emergentes”, em parceria com o Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (NEPO – IFCH/UNICAMP), a partir das 14h. Por meio de uma transmissão ao vivo no YouTube, o encontro marcará o início da apresentação de diferentes conteúdos gerados do livro “Migrações Internacionais e a pandemia de COVID-19” na série especial “Mobilidade Humana e Coronavírus”, publicada às sextas-feiras no Blog do CPPR.

Com participação das coordenadoras técnicas do Museu da Imigração e Museu do Café, Mariana Martins e Marcela Rezek, a live “Acervos: Formação e Relações” será realizada no dia 10 (quinta-feira), às 17h, no Instagram. A conversa das profissionais será pautada nos processos de formação das coleções dessas instituições, bem como características, usos e relações entre os dois acervos. O público será convidado a participar enviando perguntas sobre o assunto.

Como uma das adaptações online da oficina de artesanato “Ponto a Ponto”, que também disponibiliza mensalmente materiais no site, uma live ensinará o passo a passo da carteira de origami no dia 12 (sábado), às 15h. No perfil do MI no Instagram, os educadores Juliana Barros e Luiz Gregório mostrarão com detalhes como criar esse acessório, esclarecendo dúvidas de quem estiver assistindo para que o processo de desenvolvimento seja fácil e prazeroso.

Serviço

Webinário “Contexto da pandemia: direitos de migrantes e refugiados e temas emergentes”

Data: 04 de setembro

Horário: 14h

Plataforma: YouTube

Live “Acervos: Formação e Relações”

Data: 10 de setembro

Horário: 17h

Plataforma: Instagram

Live “Ponto a Ponto: carteira origami”

Data: 12 de setembro

Horário: 15h

Plataforma: Instagram

 

Museu da Imigração (Fechado temporariamente)

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 10h às 17h

R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição

www.museudaimigracao.org.br

Compartilhe: