educamais
Conectado por

Plural Saúde

Geral

119 jovens são selecionados para cursos profissionalizantes gratuitos


Publicado por

em

Eles participam do projeto Geração Energia promovido pela Energisa em parceria com SENAI, SESI e UNESCO


Continua após a publicidade

O projeto Geração Energia divulgou nesta semana a lista de 119 jovens de Porto Velho selecionados para participar de cursos técnicos e profissionalizantes de eletricista, assistente administrativo e jovem aprendiz, ministrados no Senai através da Internet. O projeto foi idealizado pela Energisa e conta com o apoio do SENAI, SESI e UNESCO para a capacitação de jovens, de 16 a 29 anos, da capital. O coordenador do EduLivre, Hugo Chaves, explica que essa é a segunda etapa do projeto. “No final, daqui a cerca de três meses, eles vão estar aptos ao mercado de trabalho. A maioria deles, inclusive, com muitas chances de serem contratados na própria Energisa”, afirmou Hugo.

Na primeira etapa, que durou sete meses, eles passaram por uma formação socioemocional, desenvolvendo habilidades e competências através de metodologias educativas inovadoras e tecnologia social que abordam temas de planejamento, comunicação, educação financeira, liderança, cidadania, inteligência emocional e resolução de problemas.


Continua após a publicidade

“Foi uma etapa importante e que aconteceu justamente no período de maior incidência de Covid-19 no país. Tanto eles, quanto o projeto, precisou se adaptar para continuar esse programa que oportuniza tantas possibilidades aos jovens”, disse.


Continua após a publicidade
Educa Mais Brasil

Durante o processo, alguns jovens enfrentaram dificuldades por não ter acesso a internet ou a um computador para estudar. Sensibilizada com a situação, semanalmente, a Energisa colocava crédito nos celulares para que os jovens pudessem participar. A jovem Andressa Pinheiro foi uma das selecionadas para o curso de eletricista. Antes da pandemia de Covid-19, ela trabalhava como secretária e o marido como motorista de aplicativo e não teriam condições financeiras de pagar o curso. Andressa conta que já tinha a vontade de trabalhar na Energisa, mas não sabia como ingressar. “Quando eu vi o projeto, vi uma porta, uma oportunidade que eu não poderia perder. Com esse curso muitas portas vão se abrir para mim, principalmente aqui na Energisa”, disse.


Continua após a publicidade

Já o estudante Jordan da Silva estava de malas prontas para voltar para Manaus quando foi selecionado para o Geração Energia. “Eu fiquei só por causa do projeto. Porque, quando a gente acaba o ensino médio fica pensando e agora o que vou fazer? Vou fazer currículo, mas não tenho curso técnico e não tenho condições de pagar um. Então a Energisa vem para dar essa oportunidade para o jovem”, afirmou.

O diretor-técnico da Energisa Rondônia, Fabrício Sampaio, conta que o Geração Energia é um projeto pioneiro no Grupo, desenhado para Rondônia e Acre para contribuir no desenvolvimento dos estados. “Como rondoniense, ficou muito feliz de poder proporcionar formação profissional de forma gratuita e com qualidade para esses jovens. De proporcionar a eles a oportunidade de uma carreira e de, em breve, poder encontrá-los nos corredores da empresa e ter orgulho de tê-los como colegas de trabalho”, declarou.

Conheça um pouco mais do projeto Geração Energia no canal no Youtube.

Comentários do Facebook - Comente
Continuar leitura

Publicidade

Mais destaques

Facebook