Conectado por

Rondônia, quarta, 24 de abril de 2024.

G1

Cerca de 24 mil pessoas desistiram de procurar emprego em Rondônia, diz IBGE


Compartilhe:

Publicado por

em


Número de desalentados aumentou em mais de 10 mil em comparação com o mesmo período de 2019. Dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua. Mais de 20 mil pessoas desistiram de procurar emprego em Rondônia
Divulgação/ Reprodução
Cerca de 24 mil pessoas estão na condição de desalentadas em Rondônia, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso significa que essa pessoas têm capacidade e idade para trabalhar, mas desistiram de procurar uma ocupação.
Os dados são referentes ao segundo trimestre de 2020. Em comparação com o primeiro trimestre deste ano, o número de pessoas desalentadas subiu em quase 2 mil. Já em comparação com o mesmo período de 2019, a alta foi de cerca de 10 mil pessoas.
A pesquisa também apontou que houve uma queda no número de trabalhadores subocupados – que têm poucas horas trabalhadas. Se no primeiro trimestre deste ano eram 47 mil pessoas nessa categoria, o número caiu para 27 mil até o final de julho.
No entanto, aumentou o número de pessoas sem uma ocupação, que passou de 74 mil para 87 mil. A taxa de desocupação em todo o estado é de 10,6%.
Ainda de acordo com o IBGE, 728 mil pessoas tinham uma ocupação no segundo trimestre de 2020, sendo:
Setor agropecuário – 164 mil (22,5%)
Administração pública – 147 mil (20,2%)
Atividades no comércio – 130 mil (17,9%)
A maior parte dos setores se manteve estável nos dois primeiros trimestres desse ano, sendo o de serviço doméstico o mais afetado, com uma queda de 49 mil trabalhadores para 31 mil.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: