Conectado por

Rondônia, quarta, 24 de abril de 2024.

Artigos

Dicas de como planejar sua aposentadoria para desfrutar de um futuro confortável e estável


Compartilhe:

Publicado por

em

Quem não sonha poder desfrutar de uma aposentadoria confortável financeiramente depois de tantos anos de trabalho? Para isso, no entanto, é preciso começar a se preparar desde já. Quanto mais cedo iniciar seu planejamento, melhor – já que isso requer investimentos a longo prazo. Por isso, reunimos aqui algumas dicas que poderão lhe auxiliar a se preparar com cautela para sua tão esperada aposentadoria, o que irá ajudar você a desfrutar de um futuro confortável e também estável.

Fonte: Pixabay

Invista

Além de economizar, uma das outras iniciativas mais importantes como preparo para se aposentar é investir, visto que essa atitude ajudará você a conseguir obter o capital esperado a longo prazo. Há diferentes tipos de investimentos que podem ser realizados, entre os quais estão os mais conservadores, como os de renda fixa – quando os rendimentos são previstos e calculados por meio de um indexador fixo, como a tradicional poupança –, o Certificado de Depósito Bancário (CDB) e o Recibo de Depósito Bancário (RDB), apenas para mencionar alguns. Há também os investimentos de renda variável, cujos rendimentos oscilam diante da volatilidade dos preços, podendo ser citados como exemplo as ações de uma empresa, os fundos imobiliários, os derivativos, entre outros. É importante notar que quanto maior for a volatilidade, maior será o risco e, consequentemente, o lucro.

Para os investimentos de renda variável, uma opção interessante é efetuar aplicações em ações de matérias-primas básicas bastante desejadas no mercado financeiro, sendo uma opção desse tipo investir em petróleo, um dos recursos mais importantes para a economia e também para determinados mercados. Outro exemplo, conforme menciona artigo publicado no portal da revista Exame, é investir no setor de papel e celulose, impulsionado atualmente pelo mercado eletrônico, visto que as embalagens utilizadas por essa indústria são feitas, em sua maioria, de papel e papelão.

Fonte: Unsplash

Calcule

Antes de investir, não deixe de analisar suas finanças, seus ganhos e seus gastos, além de avaliar realisticamente o quanto pretende acumular. Decida com quantos anos deseja se aposentar. Se for com 55 anos, por exemplo, será necessário calcular uma receita anual para 30 anos ou mais. A quantia anual para cobrir suas despesas vai depender de como gostaria de desfrutar da sua aposentadoria. Se pretende manter o padrão de vida atual, basta calcular o mesmo orçamento em uma base anual, mas sem se esquecer das taxas de inflação. Entretanto, se deseja viajar mais e ter um alto padrão de vida, algo almejado por muitos brasileiros quando se aposentarem, obviamente irá precisar acumular mais capital.

As situações variam de acordo com a realidade de cada um, mas é importante analisar com cautela e tentar levar em conta os gastos atuais e futuros. Algumas despesas podem reduzir ao longo dos anos enquanto outras podem aumentar. Tendo isso em mente, soa mais razoável se preparar para eventuais despesas no futuro do que acabar precisando utilizar um dinheiro que não tem.

Conclusão

Ao investir, procure dispor de um portfólio bastante diversificado e fique atento às principais tendências do mercado. Além disso, analise quais são os melhores investimentos do mercado atualmente – e também os não tão positivos assim – e quais são suas perspectivas de crescimento. Um outro ponto que se mostra também importante é saber quantos anos ainda restam para que você se aposente e qual é o nível de risco que você está disposto a assumir quando se trata de investimentos. Isso irá ajudá-lo a entender com mais clareza qual é o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado.

Quando se tem ainda muitos anos até a aposentadoria, é possível ser mais tolerante aos riscos e investir tanto em renda fixa quanto em renda variável. Organizar um plano de gastos mensal e anual para que possa ter maior controle da sua situação financeira também é uma iniciativa benéfica para efetuar esse planejamento da melhor forma possível. Analise suas finanças, veja para onde estão indo os seus gastos, corte as despesas desnecessárias e comece a se planejar desde já.

Compartilhe: