educamais
Conectado por

Plural Saúde

Concursos

Psicólogos se reinventam no ambiente digital por conta da pandemia


Publicado por

em

Hoje (27) é comemorado o Dia do Psicólogo em todo país


Continua após a publicidade

Muitas atividades foram transferidas para o universo on-line por conta do isolamento social como medida de prevenção à transmissão da Covid-19. E assim, o atendimento dos psicólogos teve que se adaptar a essa nova realidade. Inclusive, esses profissionais comemoram, hoje (27), o Dia do Psicólogo em todo o país.

Se antes eles chamavam atenção dos pacientes para o uso moderado das plataformas digitais, agora, passaram também a estar mais conectados nas redes para prosseguir com suas atividades e acompanhamentos terapêuticos e, também, a defesa de espaços de convivência mais saudáveis na internet, uma das principais filosofias do Arvorar Desenvolvimento Humano, que há cinco anos desenvolve ambientes de construção de amizades, crescimento pessoal e afetos entre adolescentes, jovens e adultos.

Psicólogo Eduardo Santos

Continua após a publicidade

Psicólogo Eduardo Santos


Continua após a publicidade
Educa Mais Brasil

“O que nos motivou a criar o Arvorar foi o fato de que vivíamos em um mundo tão virtualizado, onde as relações se davam basicamente pela internet. O contato humano estava se perdendo. Então, o Arvorar foi pensado para suprir um pouco isso. E aí veio a pandemia e tivemos que nos reinventar, justamente no campo virtual”, explica o psicólogo Eduardo Santos, um dos criadores do projeto.

Recentemente, o programa lançou a versão digital do Arvorar Jovem, destinada a adolescentes de 11 a 17 anos, com o tema “Cultivando o bem-estar emocional em tempos de pandemia”. A premissa segue a mesma dos encontros presenciais. A diferença é que agora não há delimitação geográfica, podendo participar interessados de qualquer lugar do mundo.


Continua após a publicidade

“A essência do Arvorar é ser um programa de empoderamento juvenil. É um espaço de crescimento pessoal e coletivo. Nós acreditamos muito no potencial transformador que o adolescente tem. Tanto na transformação da própria vida, como na do seu entorno. Oferecemos no Arvorar um espaço de convivência, recreação e ação”, destaca Eduardo.

Atividades de autoconhecimento, fortalecimento da autoestima e desenvolvimento de habilidades de socialização fazem parte do programa. Agora, tudo foi adaptado para o ambiente virtual, para mostrar aos adolescentes como encontrar caminhos saudáveis na internet para, posteriormente, colocar em prática quando a interação física for mais segura. “Nossa intenção é a formação de vínculos mais saudáveis e produtivos. É um espaço para fortalecer os laços de amizades”, conclui o psicólogo.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Comentários do Facebook - Comente

Publicidade

Mais destaques

Facebook