Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

Geral

DIA NACIONAL DO CORRETOR DE IMÓVEIS


Compartilhe:

Publicado por

em

Hoje, 27 de agosto, comemoramos o Dia Nacional do Corretor de Imóveis. Mas você sabe por que foi escolhida essa data?

Nos últimos anos, a profissão de Corretor de Imóveis tornou-se fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Esse profissional é responsável pelo desenvolvimento do marketing das propriedades angariadas, aconselhar e investigar as melhores ofertas para os interessados em comprar ou alugar, e fornecer total suporte antes, durante e após a finalização de um processo de compra ou empréstimo com garantia de imóvel. Mas nem sempre o corretor de imóveis teve sua profissão reconhecida.

No início a profissão não era regulamentada e era vista como uma sub-profissão pela sociedade. Para que conseguisse o reconhecimento foi necessário muita luta. O primeiro sindicato de corretores de imóveis reconhecido no país foi no ano de 1937 no Rio de Janeiro, porém a profissão já vinha sendo praticada desde muitos anos atrás. Em1951, foi enviado para a Congresso Nacional a proposta de Lei nº 1.185, que pedia a regulamentação da profissão e definição legal dos direitos e deveres.

Somente no ano de 1962 foi promulgada a primeira lei da profissão, Lei n° 4.116/62 sancionada em 27 de agosto. Porém a mesma foi revogada por ter sido julgada parcialmente inconstitucional, pois não apresentava a grade curricular necessária para uma formação técnica específica. Mesmo com a revogação da lei a data marcou para sempre a profissão, e em memória a essa conquista, tornou-se o Dia Nacional do Corretor de Imóveis.

A nova regulamentação da profissão foi obtida com a Lei n° 6.530/78, de 12 de maio de 1978, que, além de permitir o exercício da profissão ao Técnico em Transações Imobiliáriasratificou também a atuação dos Conselhos Federal e Regionais – autarquias dotadas de personalidade jurídica de direito público, vinculadas ao Ministério do Trabalho, com autonomia administrativa, operacional e financeira. Cabem aos Conselhos a disciplina e fiscalização do trabalho dos profissionais que compõem a categoria.

Agora você já sabe o motivo das comemorações durante esse mês de agosto. Parabéns aos corretores de imóveis!

Compartilhe: