educamais
Conectado por

Plural Saúde

G1

Pastos e lavouras são destruídos por incêndio em Nova União, RO


Publicado por

em

Apesar das chamas terem sido controladas, produtores ainda temem novos focos de queimada. Moradores acreditam que o incêndio foi proposital, mas segundo a PF, ainda não há indícios. Incêndio atinge pastos e lavouras em Nova União
Pastos e lavouras foram destruídos por um incêndio nos últimos dias na zona rural de Nova União (RO). As queimadas deixaram prejuízos para os pequenos produtores, que atuam principalmente com a criação de gado para produção de leite, e precisam de pasto sempre verde.
“Fica difícil porque, além de você não ter o alimento para os animais, as vezes acontece de perder cerca e benfeitorias por causa do fogo”, diz o produtor Enoque Vidal
A propriedade rural do senhor Jonas da Silva faz divisa com uma área que mata que foi atingida por um incêndio. Todos os dias ele tenta, sozinho, proteger suas terras.
“O negócio é proteger do fogo, apagar o fogo para não queimar tudo. Todo ano é esse mesmo prejuízo que a gente tem. Sempre levo água e fico apagando a cerca, os paus que pegam fogo para não passar para o posto”, explica.
O incêndio atingiu em grande parte uma área de mata e árvores. Os danos não foram maiores devido o trabalho de bombeiros militares e civis, além de moradores da região, para o combate às chamas.
“O mato seco, as árvores secas, podres, que auxiliaram o fogo a fazer o ponto de transfusão de um pasto para o outro, e também a questão do vento, do forte vento, que ia levando o fogo para outros pastos e causando novos incêndios”, disse o bombeiro civil Carlos Eduardo.
Apesar do fogo ter sido controlado, o Corpo de Bombeiros segue monitorando o local, pois devido o período de seca no estado, novos focos de incêndio podem tomar grandes proporções rapidamente.
Moradores de Nova União dizem que o incêndio pode ter sido proposital, mas segundo a Polícia Federal, ainda não há indícios de que o fogo tenha sido criminoso.

Continua após a publicidade

Fonte: G1 Rondônia

Comentários do Facebook - Comente
Continuar leitura

Publicidade

Mais destaques

Facebook