Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Política

Deputado Dr. Neidson é autor de projeto para regularizar atividade de guia turístico em Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em

Parlamentar defende que profissionais da área agregam valor aos destinos dos turistas e precisam ser credenciados

É de autoria do deputado Dr. Neidson (PMN), o Projeto de Lei que trata do exercício da atividade de guia de turismo e da obrigatoriedade de seu acompanhamento nos passeios turísticos em Rondônia. A propositura está em processo de tramitação na Assembleia Legislativa.

A ideia, segundo Dr. Neidson, é regularizar a profissão de guia de turismo em Rondônia. “Não há como não dizer que estes profissionais agregam muito valor aos destinos de passeios e viagens escolhidos pelos turistas”, definiu o parlamentar.

A profissão é regulamentada desde 1993. Há alguns anos, a portaria 27/2014 do Ministério do Turismo definiu a carga horária do curso de formação, os tipos de trabalho e como podem atuar os guias.

Em resumo, o guia de turismo é o profissional que trabalha acompanhando grupos de pessoas durante excursões, passeios e viagens nacionais e internacionais. Sua função é assessorar os viajantes ou visitantes, orientando e apresentando locais e pontos turísticos.

Os guias de turismo também dão apoio na logística da viagem, direcionando durante o embarque e desembarque, auxiliando na criação do roteiro a cumprir e informando durante as atividades envolvidas.

A atuação do guia de turismo pode ser dividida em categorias: guia regional, guia especializado em atrativos naturais, guia nacional e guia internacional.

Para Dr. Neidson, a função do guia vai além do acompanhamento na viagem.

“Em geral, eles desenvolvem habilidades para atrair o turista como criatividade, paciência, otimismo, gentileza, ética, comunicabilidade, além do conhecimento da realidade e das histórias locais. São inúmeros os motivos para contratar um guia de turismo credenciado em Rondônia, porque além de serem altamente capacitados, eles enriquecem o conhecimento de quem está viajando e transmitem segurança”, resumiu o parlamentar.

Compartilhe: