educamais
Conectado por

Plural Saúde

Política

Saúde dos municípios do interior pede por socorro afirma deputado Dr. Neidson


Publicado por

em


Continua após a publicidade

Ampliação de leitos de UTIs, contratação de mais médicos e descentralização dos atendimentos estão entre as recomendações feitas ao Poder Executivo

Saúde dos municípios do interior pede por socorro afirma deputado Dr. Neidson
Na última terça-feira (18), durante a reunião da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, onde se discutiu a crise na saúde em Rondônia, os deputados aprovaram uma Recomendação Parlamentar, de iniciativa do deputado Dr. Neidson e acompanhada pelo presidente da comissão, deputado Adailton Fúria para que, por meio de Termo de Cooperação, o Governo do Estado possa atender os municípios no combate ao novo Coronavírus durante o atual período de calamidade pública.


Continua após a publicidade

De acordo com o vice-presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Neidson (PMN), a recomendação sugere providências como a ampliação de leitos de UTI das regiões da Macro II, que abrange 33 municípios, a contratação de mais médicos, a descentralização dos atendimentos das especialidades médicas, o retorno dos exames e procedimentos de alta complexidade e o retorno gradual de consultas médicas especializadas e das cirurgias eletivas.


Continua após a publicidade
Educa Mais Brasil

Segundo Dr. Neidson, os municípios estão pedindo socorro para a ampliação de leitos de UTIs nos municípios que abrangem a Macro II.

“O fato é que ampliaram muitos leitos clínicos e está faltando leito de UTI para atender a demanda que requer essa pandemia. Então nosso proposta é que o Governo monte um estratégia para garantir esses leitos para pacientes graves acometidos pela Covid-19. E tão importante quanto, é o retorno das cirurgias eletivas, das consultas especializadas e a celebração de um convênio entre Governo e municípios para a contratação de médicos especialistas para evitar o translado dos pacientes do interior para a capital”, enfatizou Dr. Neidson.


Continua após a publicidade

Ainda de acordo com o deputado, como o secretário de Estado de Saúde não compareceu a reunião, os parlamentares presentes aprovaram uma convocação para que o secretário Fernando Rodrigues Máximo, compareça à próxima reunião, no dia 25, para prestar esclarecimentos à comissão.

Além dos deputados Adaílton Fúria (PSD) e Chiquinho da Emater (PSB), também participaram da reunião uma comitiva vinda de Buritis formada pelo prefeito, Ronaldi Rodrigues de Oliveira (PDT), a secretária de saúde, Altina de Morais Martins e o coordenador do Núcleo da Atenção Básica da Saúde, Fernando da Silva, a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Rondônia (Cosems/RO), Vera Lúcia Quadros, o vice-presidente, Rubi Ferreira Cosa, o presidente do Sindicato dos Profissionais em Enfermagem de Rondônia (Sinderom), Charles Alves de Oliveira e o enfermeiro Roberto Dilamite Souza.

Comentários do Facebook - Comente
Continuar leitura