Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

G1

Registros de estupros crescem 53% no Vale do Jamari em sete meses


Compartilhe:

Publicado por

em


Dados são da PM e compõem os registros de Ariquemes, Cujubim, Rio Crespo, Monte Negro, Alto Paraíso e Cacaulândia. Dados de estupros indicam crescimento de casos em sete meses em Ariquemes
Rede Amazônica/Reprodução
Dados do 7° Batalhão de Polícia Militar (7°BPM) indicam que os registros de estupros subiram 53% em sete meses nos municípios que compõem a região do Vale do Jamari.
Segundo registros feitos pelos militares, entre janeiro e julho de 2019 foram 15 ocorrências de estupros na região. Já no mesmo período deste ano foram 23 casos.
Além de Ariquemes, o 7º Batalhão é responsável pelo policiamento dos municípios de Cujubim, Rio Crespo, Monte Negro, Alto Paraíso e Cacaulândia.
Os registros de estupros incluem apenas os casos em que a PM foi acionada pelo telefone 190, porém o número de vítimas pode ser maior, pois existem as denúncias feitas diretamente nas delegacias da Polícia Civil.
Força-tarefa
Em Ariquemes existe uma força-tarefa para oferecer atendimento psicológico e médico para as vítimas, seja criança, adolescente ou mulher adulta.
A delegada Rosa Maria, da Delegacia da Mulher de Ariquemes, pediu para a população denunciar qualquer caso de abuso sexual.
Estupro contra criança, por exemplo, pode ser denunciado anonimamente através do Disque 100. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone – fixo ou celular – de qualquer lugar do país.
Já violência contra a mulher pode ser denunciada através do 180 (Central de Atendimento à Mulher), através do 190 da PM ou 197 da Polícia Civil.
Estupro de menino autista
O estupro de um menino autista, em Monte Negro, ganhou repercussão nesta semana. O suspeito é o próprio padrasto da vítima, que tem 13 anos.
O abuso foi descoberto pela mãe da criança, que, ao ir ao quintal, encontrou o filho e seu marido sem roupas. O homem confessou o abuso e fugiu da casa, mas logo foi localizado e preso.
Segundo a PM, o suspeito não resistiu ao ser abordado pelos agentes e confessou o estupro. Aos policiais, o menino de 13 anos afirmou que os abusos sexuais aconteciam há cerca de sete anos.
Mãe encontra filho autista sendo estuprado pelo padrasto no quintal de casa, em RO

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: