Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

G1

Igrejas católicas criam plano para retorno das missas presenciais em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em

Paróquias e áreas missionárias devem seguir orientações para a retomada das missas. Celebrações presenciais estão previstas para voltarem a acontecer em setembro. Retorno das Celebrações
As igrejas católicas em Porto Velho criaram um plano de retorno para as missas presenciais, que estão suspensas desde o final de março devido a pandemia do novo coronavírus. O plano prevê quatro etapas, para que a volta das atividades seja gradual.
O anúncio da retomada das celebrações foi feito em uma entrevista coletiva com o arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, e o vigário geral, Padre Filip Jacques. As orientações recomendadas devem ser seguidas por todas as paróquias e áreas missionárias.
O processo passa por quatro fases, sendo a primeira realizada esta semana com a definição de horários das celebrações, além da confecção e compra de materiais necessários para a segurança sanitária dos que receberão os fiéis.
A segunda etapa começa no dia 17 de agosto, com as igrejas sendo abertas para oração individual, sem concentração de pessoas. A partir do dia 5 de setembro, a terceira fase inicia com a retomada das missas presenciais, mas com um número limitado de agentes pastorais.
Já no dia 12 de setembro as paróquias poderão voltar com as missas e celebrações, com apenas 25% de ocupação da capacidade do templo. Não poderão participar das atividades presenciais pessoas do grupo de risco da Covid-19, incluindo idosos, pessoas com doenças crônicas e crianças menores de 12 anos.
Dom Roque, no entanto, destacou que caso seja necessário, a retomada das celebrações pode ser interrompida, permanecendo apenas as missas online, que já acontecem através das redes sociais.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: