Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

G1

Exportações crescem mais de 6,5% nos primeiros sete meses de 2020 em Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em

Dados são em comparação com o mesmo período de 2019, segundo a Fiero. Aumento no volume de exportações se deve em grande parte a produtos como carnes e grãos. Rondônia registra aumento na exportação de produtos, principalmente grãos e carne
Apesar da pandemia da Covid-19, Rondônia registrou aumento na exportação de produtos como grãos e carnes nos primeiros meses de 2020, tornando o agronegócio um dos setores mais promissores da economia. A China atualmente é o principal importador e foi o país que mais comprou nos últimos meses.
De acordo com a Federação do Comércio, nos primeiros sete meses deste ano, as exportações cresceram 6,57% em relação ao mesmo período de 2019. O mês com pico de exportação foi julho, com um crescimento de 16% em relação a julho do ano anterior.
Gilbero Batista, o superintendente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), explica que um dos grandes responsáveis por esse aumento nas exportações foi a carne.
“Hoje a carne é o que está puxando essas exportações. O crescimento nas exportações da carne, nos sete primeiros meses de 2020 em relação aos sete primeiros meses de 2019, foram de mais de 21% em dólar. Se a gente imaginar que esse dólar também teve uma valorização quase na ordem de 30%, por aí se calcula o quanto cresceram as exportações rondonienses”, fala Gilberto.
Rondônia exporta para mais de 90 destinos internacionais. Os grãos são vendidos principalmente para o mercado europeu, a partir do porto de Hoterdam na Holanda. Enquanto a carne vai para China, Egito, Chile, entre outros países, sendo a China o principal comprador.
“Na China, para ter uma ideia, as exportações dos sete primeiros meses de 2020 em relação aos sete primeiros meses de 2019, houve um crescimento de 112%. Cresceu mais do que o dobro”, explica o superintende da Fiero.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), Hélio Dias, destaca entre os fatores para o aumento da exportação a tecnologia e o aumento da área plantada.
“O aumento de área, principalmente essa área do arco norte para cá, Mato Grosso e Rondônia, é região de expansão de fronteira agrícola. Aqui onde tinha pasto velho está virando roça com uma safra, duas safras, até três se for o caso”, comenta.
De acordo com a Federação da Indústria, 2020 pode fechar com cerca de R$ 1,5 bilhão em exportação, sendo que de janeiro a julho já foram contabilizados mais de R$ 900 milhões.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: