Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

G1

Sejus-RO inicia ‘apuração minuciosa’ após dois presos morrerem em fuga de presídio


Compartilhe:

Publicado por

em


Outros dois presos foram baleados na fuga e estão internados, segundo Sejus. Caso é investigado pela corregedoria da Sejus. Fuga em massa no presídio de Ariquemes
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da corregedoria, informou na tarde desta segunda-feira (3) ter iniciado uma ‘apuração minuciosa’ para apurar uma fuga em massa no presídio de Ariquemes (RO). No domingo (2), dois presos morreram e outros dois foram baleados supostamente por tiros disparados pela polícia penal a fim de tentar evitar a fuga.
Ao G1, a Sejus informou que “independente das circunstâncias, a morte de qualquer pessoa não é objetivo da atuação do Estado no cumprimento de suas obrigações”.
Fuga em Ariquemes termina com dois presos mortos
Reprodução
Segundo a secretaria, a corregedoria abriu investigação a fim de verificar as condutas e a realização dos procedimentos de segurança no Centro de Ressocialização de Ariquemes. A apuração minuciosa será sem prejuízo da apuração na esfera criminal.
Fuga do presídio
Onze presos tiveram acesso a área externa do presídio de Ariquemes, no domingo (2), e começaram a pulas as grades de segurança. Toda a fuga foi registrada pelo circuito interno de monitoramento (veja abaixo).
Vídeo mostra detentos fugindo de presídio em Ariquemes
Para tentar conter a fuga, a polícia penal atirou e ordenou que os presos voltassem, mas eles não obedeceram.
Segundo a Sejus, quatro presos acabaram sendo atingidos pelos tiros, sendo que dois ficaram feridos e outros dois morreram na hora. Os feridos foram socorridos e levados à Unidade de Saúde para receber atendimento médico.
“A Secretaria de Justiça lamenta que a situação em questão tenha obtido como uma das consequências a morte de duas pessoas privadas de liberdade, haja vista que, independente das circunstâncias, a morte de qualquer pessoa não é objetivo da atuação do Estado no cumprimento de suas obrigações”, afirma a pasta.
À reportagem, a pasta ainda disse que a Equipe de Inteligência da Secretaria e o GAPE trabalham em conjunto com a Polícia Civil e Militar para recapturar os foragidos.
“Por fim, asseveramos mais uma vez o compromisso da SEJUS no cumprimento da Lei, na melhoria do Sistema Penal e principalmente no respeito à dignidade da pessoa humana”, diz em nota.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: