Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

G1

Quase 550 casos de Covid-19 e 12 mortes são registrados entre indígenas em Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em


Óbitos em decorrência do novo coronavírus atingem sete povos indígenas no estado. Dados foram contabilizados pelo Coiab até o dia 31 de julho. Avanço do novo coronavírus já atingiu 13 povos em Rondônia
Reprodução/Rede Amazônica
Rondônia registrou 545 casos do novo coronavírus entre indígenas e 12 óbitos em decorrência da doença até a última sexta-feira (31), segundo levantamento realizado pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).
A Covid-19 já se espalha por 13 povos indígenas no estado, tendo causado vítimas fatais em sete deles. Segundo a Coiab, o levantamento é feito com base em boletins informativos e notas de falecimento da Sesai, informações de lideranças, profissionais de saúde indígena e organizações de sua rede
Os 13 povos atingidos pelos vírus são:
Arara;
Cinta Larga;
Karitiana;
Kanoê;
Kassupa;
Mura;
Oro War;
Puruborá;
Paiter Suruí;
Sakirabiat;
Tupari;
Wajuru; e
Zoro.
O maior número de óbitos foi registrado entre os Cinta Larga, que perderam quatro membros para a doença. Duas mortes foram entre indígenas da etnia Karitiana, enquanto os povos Arara, Mura, Puroborá, Sakirabiat, Wajuru contabilizam uma morte, cada. Em um caso, a etnia não foi identificada.
90% das aldeias de Guajará-Mirim, RO, já foram atingidas pelo novo coronavírus
Rondônia registra 12 mortes entre indígenas, segundo dados da Coiab
Coiab/Reprodução
Ainda de acordo com dados da Coiab, em toda a Amazônia Legal já foram registradas 535 mortes entre indígenas em decorrência da Covid-19, e mais de 15,8 mil foram diagnosticados com a doença.
Entidades temem avanço de grileiros em terras indígenas e disseminação de coronavírus
O maior número de casos se encontra no Pará, com 3.864 infecções confirmadas entre 24 etnias. No entanto, o Amazonas permanece como o estado com maior número de mortes, tendo sido contabilizadas 182 vítimas em 25 povos.
Integram a Amazônia Legal os estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Initial plugin text

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: