Conectado por

Rondônia, terça, 16 de abril de 2024.

Entretenimento

Nova série no blog, lives e webinário: mais atividades online na agenda do Museu da Imigração


Compartilhe:

Publicado por

em

Programação envolve história oral, hospedarias de imigrantes, café, Fundeb e teatro

O Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – promoverá um cronograma especial de atividades digitais na primeira quinzena de agosto, por conta do fechamento temporário, iniciado em março, como medida preventiva da disseminação do novo Coronavírus. Lançamento de série no Blog do CPPR, lives e webinário farão parte do conteúdo planejado para o período.

A partir de 06 de agosto (quinta-feira), a série “Colecionando Histórias Orais” será apresentada no Blog do CPPR com o objetivo de discutir algumas questões próprias dessa metodologia e sua utilização em museus. Sempre nesse dia da semana, os artigos desenvolvidos pela equipe técnica partirão de conceitos teóricos para, então, adentrar nos atuais projetos em andamento no MI e seus principais temas, como feminismo, lutas por direitos, cultura, artes, história da Hospedaria, entre outros.

Na mesma data, às 17h, acontecerá a live “Duas Hospedarias de Imigrantes: Ilha das Flores e Brás”, no Instagram, com uma conversa entre a coordenadora técnica, Mariana Martins, e o coordenador do Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores, Prof. Dr. Luís Reznik, sobre as trajetórias dessas instituições.

Já no dia 07 (sexta-feira), o público poderá prestigiar a live “Dica do Barista: prepare um bom café em casa”, às 15h, e descobrir orientações valiosas para garantir uma bebida deliciosa e de qualidade sem precisar sair. No Instagram, o barista do Museu do Café, Hallyson Ramos, compartilhará os seus conhecimentos na área para, também, esclarecer dúvidas acerca da extração correta.

No canal da instituição no YouTube, a live “Fundeb, direito à educação e migração” levantará como a aprovação da continuidade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb pode impactar positivamente no direito de crianças e jovens migrantes a estudar. Marcada para o dia 11 (terça-feira), às 17h, a programação contará com a defensora do direito à educação de meninas do Fundo Malala e ex-coordenadora da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Denise Carreira; a ex-coordenadora da CPMigTD e integrante da ONG Presença de América Latina, Jennifer Alvarez, e a coordenadora pedagógica na Prefeitura de Guarulhos, membra no SPM – Serviço Pastoral do Migrante e ativista no Coletivo Sí, yo puedo, Marlúcia Silva Vieira. Com apresentação da educadora Isabela Maia e mediação da representante do Projeto Canicas (parceiro nessa ação), Rocio Bravo Shuña, a transmissão será ao vivo e contará com interpretação de Libras.

O que o olhar do teatro pode trazer para a compreensão das migrações contemporâneas? Sendo as artes fundamentais para reflexão sobre a realidade, o Museu realizará o webinário “As migrações sob o olhar do teatro”, por meio de uma parceria com a Companhia Conexión Latina de Teatro, no dia 13 (quinta-feira), às 17h, no YouTube. Na ocasião, serão abordadas temáticas candentes que surgem na peça “A mulher que caiu do céu” e, também, a história dessa companhia de teatro.

Serviço

Série “Colecionando Histórias Orais”

Data: 06 de agosto (toda quinta-feira)

Plataforma: Blog do CPPR

Live “Duas Hospedarias de Imigrantes: Ilha das Flores e Brás”

Data: 06 de agosto

Horário: 17h

Plataforma: Instagram

Live “Dica do Barista: prepare um bom café em casa”

Data: 07 de agosto

Horário: 15h

Plataforma: Instagram

Live “Fundeb, direito à educação e migração”

Data: 11 de agosto

Horário: 17h

Plataforma: YouTube

 

Webinário “As migrações sob o olhar do teatro”

Data: 13 de agosto

Horário: 17h

Plataforma: YouTube

 

Museu da Imigração (Fechado temporariamente)

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 10h às 17h

R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição

www.museudaimigracao.org.br

Informações Imprensa

Museu da Imigração

Assessoria de Comunicação

Joanna Flora [email protected] | (11) 2692-1866

Thâmara Malfatti | [email protected]

Caroline Nóbrega | [email protected]

Compartilhe: