Conectado por

Rondônia, terça, 23 de abril de 2024.

G1

Aprenda a fazer tambaqui assado recheado com farofa de banana


Compartilhe:

Publicado por

em


Receita foi destaque no programa Rondônia Rural. Chef Vanderson Vidigal, de Porto Velho, ensina como preparar. Tambaqui assado recheado com farofa de banana
Armando Júnior/Rede Amazônica
A receita da semana no programa Rondônia Rural tem o sabor da Amazônia: um peixe tambaqui assado, recheado com farofa de banana.
O chef Vanderson Vidigal ensina o passo a passo em vídeo:
Parte 3: Tambaqui assado com recheio de farofa de banana frita
Para essa receita você vai precisar de:
1 tambaqui
300g camarão
3 bananas pacovan/banana da terra
200g farinha de mandioca
2 tomates
1 pimentão
2 cebolas
3 pimentas de cheiro
3 limões
2 cabeças de alho
100 ml azeite de oliva
100 ml óleo
100 ml de água
50ml de manteiga
50g de bacon fatiado
50ml de cachaça
1 maço de cebolinha
1 maço de salsa
Leite de coco (opcional)
Sal e pimenta e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
O modo de preparo desse prato, foi dividido pelo chef em três etapas: a primeira é de como temperar o peixe, a próxima de como fazer a farofa de banana e por fim como assar o peixe.
Temperando o peixe
Você vai colocar em uma panela ou um saco plástico o suco de dois limões com casca, a cachaça, azeite, as pimentas de cheiro amassadas, uma cabeça de alho também amassada, a água, o sal, a pimenta do reino e o peixe. É só deixar marinar de um dia para ou outro.
Farofa de banana
Corte a banana em pequenos pedaços similares, frite em óleo quente e reserve. Em uma panela média adicione o óleo e espere esquentar, coloque o bacon e mexa até ele dourar.
Agora coloque o alho e a cebola picados e mexa bem até que eles murchem. Entre então com a pimenta de cheiro, o pimentão e o tomate, esses ingredientes vão liberar líquido e impedir que os outros não fritem.
Assim que o tomate derreter adicione as bananas, frite um pouco e coloque o leite de coco e depois a farinha. Após um minutinho desligue o fogo e reserve.
Abra o peixe e coloque a farofa dentro, em seguida feche e leve para o forno.
Hora de colocar o peixe para assar
Forno do fogão: pré-aqueça à 180° graus, coloque o peixe na própria grade do fogão com as escamas para baixo e não precisa de papel alumínio, deixe assar por 20 minutos e então aumente a temperatura para 250° graus e deixe assar por mais 15 minutos, desligue o forno.
Forno elétrico: Pré-aqueça na função convencional à 160° graus, coloque o peixe na própria grade com as escamas para baixo e deixe assar por 15 minutos, então mude para função grill aumente a temperatura para 200° graus e deixe assar por mais 10 minutos, desligue o forno.
Retire o peixe da grade com cuidado para não quebrar e não escorrer aquele líquido lindo que ficará sobre o peixe. Finalize com cebolinha, salsa e azeite.
Tambaqui assado recheado com farofa de banana
Armando Júnior/Rede Amazônica

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: