Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

G1

Nove médicos são enviados ao Hospital Heuro em Cacoal, RO, após colapso no atendimento


Compartilhe:

Publicado por

em


Unidade estava com falta de profissionais há semanas. Médicos já estão trabalhando e se revezam nos atendimentos nas unidades do complexo hospitalar. Nove médicos são enviados a Cacoal para atender no Hospital de Urgência e Emergência
Nove médicos foram enviados ao Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal (Heuro) nesta sexta-feira (24). A unidade de saúde estava com falta de profissionais há semanas e a direção técnica chegou a encaminhar um ofício à promotoria de Justiça, Conselho Regional de Medicina e Sindicato Médico de Rondônia revelando colapso no atendimento.
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), os médicos seguiram à cidade para atender o complexo hospitalar que engloba o Hospital Regional de Cacoal, referência no atendimento de diagnosticados com Covid-19, e o Heuro, com foco em atendimentos de média e alta complexidade.
Os profissionais já estão trabalhando e se revezam nos atendimentos entre os dois hospitais. Os médicos são de Porto Velho e estavam no Hospital de Campanha da capital.
A chegada dos médicos em Cacoal ocorre após 16 médicos serem afastados das funções por estarem com o novo coronavírus. Como a maioria dos profissionais fazem plantões nos dois hospitais, as unidades tiveram os atendimentos comprometidos.
Hospital Heuro em Cacoal
Rogério Aderbal/G1/Arquivo
Segundo o secretário adjunto de Saúde, Nélio Santos, os nove médicos devem ficar em Cacoal até a próxima terça-feira (28). Na sequência, um novo grupo seguirá ao município e o revezamento será feito até que a situação de atendimento chega normalizada.
O hospital de referencia para o tratamento da Covid em Cacoal é o Regional. O local conta com 28 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para a Covid -19. No momento, apenas dois deles estão livres. Já no caso dos leitos clínicos, o Regional possui 20 para internações, e apenas dois estão desocupados.
O hospital Heuro também tem duas UTIs para a internação de pacientes suspeitos da Covid-19 e quatro leitos clínicos. Todos estão ocupados no momento.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: