Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

G1

Enxame de abelhas ataca e mata animais em Porto Velho; dono sobrevive


Compartilhe:

Publicado por

em


Homem disse que chegou a passar mal e desmaiou após o ataque. Biólogo alerta para os cuidados necessários nesses casos; veja como se proteger. Abelhas atacaram animais e dono em Porto Velho.
Reprodução
Animais morreram recentemente após serem atacados por um enxame de abelhas em uma casa Porto Velho. O dono dos bichos também foi vítima do ataque, mas sobreviveu. “Passei bem mal, não conseguia respirar, fiquei desmaiado”, disse. O homem chegou a ser levado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.
Segundo o dono dos animais, as abelhas saíram do quintal da casa do vizinho. Disse ainda que o enxame apareceu após o homem ir ao quintal da residência, onde atacaram ele, a esposa, além do dono dos bichos.
“Meu galos e minhas galinhas estão mortos. No meu quintal tem mais pato morto. Minha cadela sangrou, sangrou até morrer. Meus patos, cachorro, consegui salvar dois e dois morreram”, explicou.
De acordo com o biólogo Flávio Terassini, a predominância das queimadas nessa época do ano que acaba afetando as florestas e as abelhas que, consequentemente, seguem para a área urbana da cidade.
“Múltiplas picadas tem um envenenamento muito grave e podem levar à óbito”.
Animais morrem após serem atacados por enxame
“Todos os anos, no nosso país, uma média de cinco pessoas vão a óbito, principalmente pela abelha africanizada, que é essa inclusive chamada de abelha assassina”, explicou.
O especialista cita ainda que, em casos como esse, o ideal é chamar um apicultor, pois o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou a Polícia Militar Ambiental (PMA) não têm equipamentos necessários para fazer a retirada das abelhas. “Também não é indicado as pessoas tentarem retirar”, complementou.
O que fazer?
Para evitar problemas, o Ministério da Saúde recomenda:
A remoção das colônias de abelhas situadas em lugares públicos ou residências deve ser efetuada por profissionais devidamente treinados e equipados, preferencialmente à noite ou ao entardecer, quando os insetos estão calmos;
Evite se aproximar de colmeias de abelhas africanizadas Apis mellifera sem estar com vestuário e equipamento adequados (macacão, luvas, máscara, botas, fumigador, etc.);
Evite caminhar e correr na rota de vôo das abelhas;
Barulhos, perfumes fortes, desodorantes, o próprio suor do corpo e cores escuras (principalmente preta e azul-marinho) desencadeiam o comportamento agressivo e, consequentemente, o ataque de abelhas;
Sons de motores de aparelhos de jardinagem, por exemplo, exercem extrema irritação em abelhas. O mesmo ocorre com som de motores de popa;
No campo, o trabalhador deve ficar atento para a presença de abelhas, principalmente no momento de arar a terra com tratores.
Por que as abelhas atacam?
Segundo o Ministério da Saúde, o ferrão dos abelhas, vespas e formigas (himenópteros sociais) exerce um papel essencial para a defesa de suas colônias. As abelhas geralmente formam sociedades com apenas uma rainha, vários zangões e operárias, sendo estas as responsáveis pelas picadas.
O órgão cita que ao atacar nas proximidades de um enxame, as primeiras abelhas liberam um feromônio que faz com que outras invistam contra o mesmo alvo, podendo ocasionar em um acidente com centenas de picadas.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: