Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Exame

Reunião em um auditório? Conheça as novidades do Microsoft Teams


Compartilhe:

Publicado por

em

Após meses em casa, quase todos os funcionários de escritórios provavelmente estão cansados de reuniões virtuais. Pensando nisso, a Microsoft apresentou nesta quarta-feira novidades para tornar as videoconferências mais simples e interativas.

Entre as novas ferramentas do software Teams está uma em que os participantes de uma videoconferência são dispostos lado a lado, em cadeiras brancas, como num auditório.

Home office

A companhia também desenvolveu telas sensíveis ao toque para ser usadas junto com o computador para acessar calendários, mensagens e chamadas. Os dispositivos, controlados por voz, serão fabricados com parceiros como a Lenovo e lançados ainda neste ano.

Por causa da pandemia, a Microsoft viu o uso do Teams explodir na medida em que companhias foram forçadas a fechar escritórios e adotar o trabalho remoto. A plataforma concorre com a Slack Technologies e com a Zoom Video Communications pela preferência de clientes corporativos, por isso a empresa corre para melhorar o produto e acrescentar novas ferramentas.

A disposição dos participantes como num auditório é chamada “Modo Juntos”. Segundo a Microsoft, a ideia é exibir melhor os participantes e deixá-los interagir uns com os outros — é possível, por exemplo, cumprimentar quem está ao lado.

Esse formato facilita a visualização quando algum participante deseja falar, ou quando está com o mudo ativado, o que é um problema frequente em videoconferências. A ferramenta estará disponível a partir de agosto.

Sem olho no olho

De acordo com a companhia, testes internos mostraram que o novo modo de visualização aumentou a quantidade de tempo em que os participantes passam olhando para outros, mantendo suas câmeras ligadas.

Além disso, ajudou os funcionários a reter melhor o conteúdo e memorizar melhor quem participou de grandes reuniões. Com a medição de ondas cerebrais, notou-se que o arranjo está associado com mais calma e foco. A ferramenta já estava em desenvolvimento, mas foi acelerada por causa da pandemia.

“É um design realmente específico para a situação atual, para tentar tornar as circunstâncias um pouco menos miseráveis”, afirmou Jaron Lanier, pesquisador da Microsoft, considerado um dos pais da realidade virtual. “Para o momento, ele torna as reuniões da era pandêmica menos miseráveis, menos isoladas, menos fatigantes e menos estranhas, apesar de ser um pouco estranha na sua forma.”

Ainda neste ano o Teams terá uma ferramenta capaz de perceber quem disse o que em transcrições ao vivo. Hoje o aplicativo possui legendas ao vivo, e, em breve, irá distinguir as pessoas que falam, facilitando reuniões em que os participantes não se conhecem.

A empresa também planeja expandir a capacidade das videoconferências para 1.000 participantes, com todos podendo falar, escrever e aparecer no vídeo. A Microsoft também irá acrescentar um formato para apresentações, onde os participantes apenas veem e escutam, para até 20.000 pessoas.

The post Reunião em um auditório? Conheça as novidades do Microsoft Teams appeared first on Exame.

Fonte: Revista Exame

Compartilhe: